O RELVADO do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), sob fortes intervenções desde o mês passado, depois de ter sido interdito em Dezembro último devido a problemas no piso, será nos próximos dias alvo de inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF) para avaliar o seu estado actual com vista à sua reaprovação para acolher os próximos jogos da Selecção Nacional de futebol, os “Mambas”, inseridos na fase de qualificação para o “Mundial” de 2026.

Foi através de um comunicado tornado público na noite de quinta-feira desta semana que a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) informou da sua notificação pela CAF sobre o envio, em excepção, nos próximos dias, de uma equipa de inspectores para avaliar o estado do relvado do estádio.
Isto acontece na sequência do relatório baseado em imagens enviado à CAF sobre o trabalho em curso, tendo em vista a recuperação da relva, no qual foi destacado a evolução do piso e outros aspectos técnicos.
No comunicado em alusão, a FMF realça que acompanha com expectativa a evolução do piso na esperança de que a interdição do estádio seja levantada, de modo que os “Mambas” recebam, inicialmente no dia 17 de Março, a sua congénere do Uganda, em jogo da quinta jornada do Grupo “G” de qualificação para o “Mundial” -2026.
Recordar que a FMF pediu recentemente à CAF para que a realização do jogo contra Uganda passasse para o dia 21 de Março, na expectativa de ver o relvado em pleno antes da avaliação definitiva sobre o seu estado para uma possível aprovação pela entidade que gere o futebol ao nível de Africa.