O Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) é certamente uma das grandes inovações que o novo Estádio da Machava terá. Aliás, será algo de todo novo no futebol nacional, já que não existe nenhum recinto com este equipamento, sendo que em África apenas quatro países, Egipto, Marrocos, Tunísia e mais recentemente a Mauritânia, em Setembro passado, é que têm os meios.

A implementação da nova tecnologia de assistência ao árbitro faz parte de um leque de etapas de modernização de que o recinto irá beneficiar, seguindo os tempos actuais do mundo cada vez mais tecnológico.
Na senda das novas tecnologias será igualmente instalado o sistema de Wifi (internet) e câmeras de segurança.
Por outro lado, o VAR na “Machava” surge numa altura em que o COSAFA, organismo que gere o Torneio Regional de Futebol em todos os escalões, decidiu apostar na nova era da tecnologia do futebol com a aquisição de equipamento de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) para ser implementado nos seus torneios e utilizado como ferramenta de ensino para fins de treino de árbitros no continente.
De referir que recentemente o Estádio Amahoro, no Ruanda, passou a implementar o sistema de árbitro assistente de vídeo (VAR) e câmeras Spider (aranha).
Estas inovações marcam um passo significativo no alinhamento da infra-estrutura futebolística do país com os padrões globais, inaugurando uma nova era de justiça e precisão na arbitragem.