O Seleccionador Nacional de futebol, Chiquinho Conde, mostrou-se na noite de ontem preocupado com o facto de o médio Ricardo “Guima” Guimarães estar, desde o final do mês de Janeiro, sem jogar depois de se ter desvinculado do Igdir FK, da II Liga da Turquia, numa altura em que faltam precisos 30 dias para enfrentar o Uganda e Argélia, em jogos da quinta e sexta jornadas do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Fundamental no meio-campo dos “Mambas” desde que se estreou em Setembro de 2023, Ricardo Guima perdeu, desde então, apenas um jogo, da quarta jornada de qualificação para o CAN-2025, contra Eswatini (1-1), por castigo.
No final do mês de Janeiro, Guima deixou o Igdir FK da II Liga da Turquia e tornou-se num jogador livre.
“O Guima é um jogador importante no nosso grupo e preo-cupa-me o facto de não estar a jogar. Não sei em que forma está, mas por não estar em competição é motivo de preocupação”, lamentou Chiquinho Conde, em conversa telefónica, na noite de ontem, com a nossa Reportagem.
“A convocatória para os próximos dois jogos não vai fugir à regra do que foram as anteriores. Será dominada por jogadores que actuam no estrangeiro. Depois temos 12 a 13 jogadores que jogam no Moçambola sendo que, desses, três são guarda-redes. Portanto, porque estamos a trabalhar como uma equipa, a situação do Guima é preocupante”, reiterou o técnico.
FALZAL BANGAL ANIMA TREINADOR
Se Guima preocupa, em sentido oposto Chiquinho Conde está animado com o facto de o avançado Faisal Bangal ter recuperado de lesão e estar a jogar com regularidade desde 6 de Novembro último.
O jogador esteve ausente da competição durante cerca de um ano, devido à lesão, o que fez com que falhasse, inclusive, a participação na fase final do CAN-2023, disputado entre os meses de Janeiro e Fevereiro úl-timo, na Costa do Marfim.
Desde que voltou a jogar pelo AC Mestre, da IV Liga da Itália, Faisal Bangal foi utilizado em 15 jogos e marcou por seis ocasiões, facto que agrada Chiquinho Conde.