Jornal Desafio
DESTAQUE » GUIMA TIRA SONO QUE BANGAL DEVOLVE A CHIQUINHO CONDE
QUALIFICAÇÃO AO “MUNDIAL” DE 2026

GUIMA TIRA SONO QUE BANGAL DEVOLVE A CHIQUINHO CONDE

O Seleccionador Nacional de futebol, Chiquinho Conde, mostrou-se na noite de ontem preocupado com o facto de o médio Ricardo “Guima” Guimarães estar, desde o final do mês de Janeiro, sem jogar depois de se ter desvinculado do Igdir FK, da II Liga da Turquia, numa altura em que faltam precisos 30 dias para enfrentar o Uganda e Argélia, em jogos da quinta e sexta jornadas do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.

Fundamental no meio-campo dos “Mambas” desde que se estreou em Setembro de 2023, Ricardo Guima perdeu, desde então, apenas um jogo, da quarta jornada de qualificação para o CAN-2025, contra Eswatini (1-1), por castigo.

No final do mês de Janeiro, Guima deixou o Igdir FK da II Liga da Turquia e tornou-se num jogador livre.

“O Guima é um jogador importante no nosso grupo e preo-cupa-me o facto de não estar a jogar. Não sei em que forma está, mas por não estar em competição é motivo de preocupação”, lamentou Chiquinho Conde, em conversa telefónica, na noite de ontem, com a nossa Reportagem.

“A convocatória para os próximos dois jogos não vai fugir à regra do que foram as anteriores. Será dominada por jogadores que actuam no estrangeiro. Depois temos 12 a 13 jogadores que jogam no Moçambola sendo que, desses, três são guarda-redes. Portanto, porque estamos a trabalhar como uma equipa, a situação do Guima é preocupante”, reiterou o técnico.

FALZAL BANGAL ANIMA TREINADOR

Se Guima preocupa, em sentido oposto Chiquinho Conde está animado com o facto de o avançado Faisal Bangal ter recuperado de lesão e estar a jogar com regularidade desde 6 de Novembro último.

O jogador esteve ausente da competição durante cerca de um ano, devido à lesão, o que fez com que falhasse, inclusive, a participação na fase final do CAN-2023, disputado entre os meses de Janeiro e Fevereiro úl-timo, na Costa do Marfim.

Desde que voltou a jogar pelo AC Mestre, da IV Liga da Itália, Faisal Bangal foi utilizado em 15 jogos e marcou por seis ocasiões, facto que agrada Chiquinho Conde.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.