Jornal Desafio
DESTAQUE » ÚLTIMOS DETALHES PARA A DISPUTA DOS CAMPEONATOS PROVINCIAIS
REPORTAGEM

ÚLTIMOS DETALHES PARA A DISPUTA DOS CAMPEONATOS PROVINCIAIS

As associações provinciais de futebol do centro e norte do país acertam os últimos detalhes para o arranque das provas programadas para a presente época. A Supertaça será o pontapé de saída nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, excepto Tete. A prova terá lugar já no próximo dia 23 de Março.

A Associação Provincial de Futebol de Nampula vai realizar todas as provas que compõem a esfera da agremiação em todas modalidades, nomeadamente futebol onze, futsal e futebol de praia. Depois da Supertaça seguir-se-á o torneio de abertura e, por fim, o Campeonato da II Divisão. Com aposta virada para mais competitividade, a associação prevê inscrever 20 equipas, um a mais que na edição passada.

O presidente da associação, Januário Pastola, aponta que a maior parte dos clubes ainda não completou o processo de inscrições e refere que “quer fazer tudo à última hora. A maior parte dos clubes não se preocupa em fazer as inscrições com antecedência e evitar embaraços à última hora. As equipas que representarão a província no Moçambola são as únicas que se registaram nos primeiros dias. O processo de licenciamento termina na próxima semana”.

Pastola destaca que “todos querem jogar. Dizem que já cumpriram todas as etapas do futebol recreativo. Por isso, seremos obrigados a criar um sistema de três séries, igual ao que fizemos no ano passado”.

Para o dirigente, os clubes não devem apenas querer participar na alta-competição, “é preciso reunir condições para estarem entre os melhores. Todos os clubes querem fazer parte dos Campeonatos Provinciais, porque alegam que já jogaram no distrito. Não é bem assim. A maior parte das equipas não tem campos”.

O dirigente destaca que “a cidade é que apresenta maior défice de infra-estruturas, mas nos distritos há mais campos com condições para se jogar. “Sete campos serão usados no futebol federado. Os clubes que não têm campos vão recorrer aos sete que a associação já identificou”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.