As associações provinciais de futebol do centro e norte do país acertam os últimos detalhes para o arranque das provas programadas para a presente época. A Supertaça será o pontapé de saída nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa, excepto Tete. A prova terá lugar já no próximo dia 23 de Março.

A Associação Provincial de Futebol de Nampula vai realizar todas as provas que compõem a esfera da agremiação em todas modalidades, nomeadamente futebol onze, futsal e futebol de praia. Depois da Supertaça seguir-se-á o torneio de abertura e, por fim, o Campeonato da II Divisão. Com aposta virada para mais competitividade, a associação prevê inscrever 20 equipas, um a mais que na edição passada.
O presidente da associação, Januário Pastola, aponta que a maior parte dos clubes ainda não completou o processo de inscrições e refere que “quer fazer tudo à última hora. A maior parte dos clubes não se preocupa em fazer as inscrições com antecedência e evitar embaraços à última hora. As equipas que representarão a província no Moçambola são as únicas que se registaram nos primeiros dias. O processo de licenciamento termina na próxima semana”.
Pastola destaca que “todos querem jogar. Dizem que já cumpriram todas as etapas do futebol recreativo. Por isso, seremos obrigados a criar um sistema de três séries, igual ao que fizemos no ano passado”.
Para o dirigente, os clubes não devem apenas querer participar na alta-competição, “é preciso reunir condições para estarem entre os melhores. Todos os clubes querem fazer parte dos Campeonatos Provinciais, porque alegam que já jogaram no distrito. Não é bem assim. A maior parte das equipas não tem campos”.
O dirigente destaca que “a cidade é que apresenta maior défice de infra-estruturas, mas nos distritos há mais campos com condições para se jogar. “Sete campos serão usados no futebol federado. Os clubes que não têm campos vão recorrer aos sete que a associação já identificou”.