DEPOIS de cerca de duas horas de conversa, na tarde da última segunda-feira, a Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM) e os 14 clubes filiados naquela instituição, concordaram em reduzir as taxas de filiação e viabilizar, por conseguinte, o arranque do Torneio de Abertura, também conhecido por Liga JogaBets.
As partes concordaram pagar as taxas no modelo das épocas anteriores, e não por escalões, como proposto no plano de actividades da associação para o presente ano.
Sendo assim, os clubes que militam na Il Divisão, que pagavam anteriormente 3500,00 meticais, passarão a desembolsar 4550 à associação, enquanto os representantes da cidade de Maputo no Moçam – bola saem dos anteriores 5000 meticais para 6500.
Consta ainda que para as competições seniores, a associação obriga que todos clubes realizem seus jogos caseiros em campos relvados, descartando assim a possibilidade de usar-se os “pelados”.
Face a esta situação, a AFCM poderá organizar apenas duas competições em seniores masculinos na presente época, nomeadamente o Torneio de Abertura (LigaJogaBets) e o Campeonato Nacional de Futebol da II Divisão-Fase da Cidade de Maputo.
Entretanto, após as partes chegarem a acordo, foi realizado o sorteio do Torneio de Abertura, que ditou os seguintes cruzamentos por séries.
Para a Série “A” irão jogar entre si a Associação Black Bulls, campeã em título da competição, Ferroviário, Matchedje, Liga Desportiva, Vulcano, Mahafil e Estrela Vermelha.
Na Série “B” estão o Maxaquene, finalista derrotado da época passada, Costa do Sol, Desportivo, Ntsondzo, União Desportiva do Zimpeto, Águias Especiais e Ferroviário das Mahotas.
Os vencedores das duas séries qualificam-se para a final da prova, enquanto os segundos classificados lutarão, entre si, pelo terceiro lugar da Liga JogaBets edição 2025.