Jornal Desafio
DESTAQUE » O MOSTRO CONTINUA SAGRADO!
REPORTAGEM

O MOSTRO CONTINUA SAGRADO!

Foi descrito pelo decano do jornalismo moçambicano Renato Caldeira como um homem com um estilo em extinção. “Tudo nele era solene. O andar, o falar e até o comemorar. Ritmo morno, fala suave e lenta, mas incisiva.”  Desenhava com a escrita o traço de uma das facetas da personalidade de um moçambicano de gema que em vida respondia pelo nome de Mário Esteves Coluna, o Senhor Coluna, um autêntico “gentleman”.

As origens humildes de Mário Esteves Coluna, no distrito de Magude, com sede na vila de Magude-Matchabe, na parte norte da província de Maputo, encaixam-se e definem perfeitamente a personalidade da figura simples e de fácil trato do homem que em vida granjeou respeito pelo mundo fora e fez conhecer Moçambique, a sua pátria!

Ao fim de 16 anos de serviço com o emblema das “águias” ao peito (Benfica de Portugal), onde disse adeus no majestoso Estádio da Luz, após 525 jogos oficiais (328 como capitão), o “Monstro Sagrado” não pestanejou e muito menos furtou-se de retornar à sua génese.

Nunca reclamou a grandeza que  tinha e quando decidiu regressar ao país que o viu nascer deixou para trás uma vida recheada de conforto, contrastando com o desejo de muitos, que não abriram a mão dos deslumbramentos proporcionados pela metrópole e dos constantes assédios.  

Não recusou e nem sequer hesitou aos apelos do primeiro presidente da República de Moçambique, Samora Moisés Machel, para regressar ao país que o viu nascer por ter sido embaixador que levou e elevou o nome do país ao mais alto nível. 

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.