A Selecção Nacional de boxe entra ontem em estágio, numa das instâncias hoteleiras da cidade de Maputo, tendo em vista a sua participação, na qualidade de anfitriã, do Campeonato Africano da Zona IV, que terá lugar de quarta-feira até domingo, no pavilhão do Estrela Vermelha.

Para esta competição que Moçambique acolhe pela quarta vez nos últimos nove anos, o seleccionador nacional, Lucas Sinóia convocou 25 pugilistas, de ambos os sexos, numa clara intenção de participar com maior número possível de atletas em todas as categorias.
A convocatória apresenta muitos pugilistas da nova vaga que se preparam para uma estreia internacional, como também os renomados e experientes Armando Sigaúque, Yassine Nordine, Lázaro Comé, Alcinda dos Santos, Rady Gramane, Helena Bagão e Benilde Macarigue.
Estes são apenas parte de um lote cheio de caras novas, sendo notórias as ausências de Tiago Muxanga ( na Austrália), Solomone Júlio e Bernardo Marrime, que compõem o núcleo duro do combinado nacional nos últimos anos.
A grande novidade da convocatória é o regresso de Zacarias Cossa, que nos últimos anos vinha se dedicando ao boxe profissional, estando neste momento radicado em Portugal. Cossa é também o único “estrangeiro” na convocatória e o mais experiente do grupo.
Já tem sete países que confirmaram a presença, nomeadamente África do Sul, Botswana, Lesotho, Eswatini, Seychelles, Zâmbia, Angola, para além do anfitrião Moçambique.