FOI lançado ontem, oficialmente pela primeira vez em África, precisamente na Mauritânia, o projecto Academia de Talentos da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O projecto está inserido no Esquema de Desenvolvimento de Talentos (TDS) da FIFA, liderado por Arsène Wenger, director de Desenvolvimento Global de Futebol da FIFA. A iniciativa está em curso desde 2022, com o objectivo de ajudar as associações-membro a atingir o seu potencial, garantindo que todos os jogadores talentosos tenham a oportunidade de ser identificados e desenvolvidos. Este esquema também visa reduzir a disparidade entre os níveis de futebol em diferentes regiões do mundo.

“Os objectivos finais das Academias de Talentos da FIFA são desenvolver jovens jogadores, proporcionando-lhes os mais altos níveis de treino, educação e desenvolvimento para os ajudar a atingir o seu pleno potencial, contribuindo para o crescimento geral do futebol no país”, explicou Arsène Wenger.
O principal objectivo do TDS é ajudar a elevar os padrões do futebol de seleções nacionais em todo o mundo, tanto no masculino quanto no feminino, criando um legado sustentável para o desenvolvimento de talentos a longo prazo e maximizando as oportunidades de cada associação-membro participante.
Até agora 200 associações-membro da FIFA beneficiaram deste esquema inovador. A FIFA irá apoiar todas as associações-membro participantes no TDS através de uma alocação de financiamento de 200 milhões de dólares para o ciclo operacional de 2023-2026.
A FIFA planeia ter 75 academias de elite em funcionamento até ao final de 2027, conforme reflectido nos Objectivos Estratégicos da FIFA para o Jogo Global: 2023-2027. Assim, a FIFA está a destacar treinadores especializados em desenvolver talentos para estabelecer academias para jovens jogadores de todos os géneros. Até à data a FIFA já tem 24 academias em todo o mundo.
“Este é um grande dia para o futebol na Mauritânia, um país apaixonado pelo nosso belo jogo e que está a fazer enormes progressos para crescer e desenvolver o desporto a cada dia. A inauguração da Academia de Talentos da FIFA na Mauritânia é um momento extremamente significativo para os jovens jogadores deste país”, referiu o presidente da FIFA, Gianni Infantino.