Jornal Desafio
O desfile das delegações marcou ontem a cerimónia de abertura/ Foto de: Celso Macassa
DESTAQUE » CAMPEONATO DA REGIÃO IV: COMBATES DE BOXE INICIAM ESTA TARDE
BOXE

CAMPEONATO DA REGIÃO IV: COMBATES DE BOXE INICIAM ESTA TARDE

OS combates inseridos no Campeonato Africano de Boxe da Zona IV iniciam esta tarde no pavilhão do Estrela Vermelha, na cidade de Maputo, local que na tarde/noite de ontem acolheu a cerimónia de abertura do evento que se irá prolongar por cinco dias.

Para efeito, esta manhã será feita a pesagem e o escalonamento dos combates durante a reunião de uma  competição que junta oito países da África Austral, sendo que Moçambique é representado por 24 pugilistas, naquela que é uma das maiores representatividades de sempre do nosso país.

Os restantes sete países são a África do Sul, Botswana, Malawi, Lesotho, Eswatini,  Seychelles e Comores.

Nesta competição, que se prolonga até domingo, o objectivo do nosso país é o título.

África do Sul e Botswana são os principais oponentes de Moçambique na corrida ao título e na hegemonia regional.

Entretanto, ontem, houve a cerimónia de abertura marcada por discursos, desfiles das delegações num pavilhão do Estrela Vermelha que se vestiu de gala para acolher um evento similar nove anos depois.

A cerimónia ficou também marcada por vários momentos culturais e de entretenimento com actuações de artistas como Mara Fernandes, Humberto Luís, Abuchamo Munhoto, Jax e Dikey.

A par disso, intervieram o presidente da Federação Moçambicana de Boxe (FMBoxe), Gabriel Jr., que deu boas-vindas às delegações, o presidente da Confederação Regional e o ministro da Juventude e Desporto, Caifadine Manasse, que procedeu à abertura oficial do evento.

No acto, o ministro destacou a força do desporto na união dos países e povos, apelando ao “fair-play”, ao mesmo tempo que desafiou a todos os intervenientes a darem o máximo de si para um evento colorido.

Estendeu a mão à FMBoxe por mais uma vez organizar a prova e para o facto de os pugilistas nacionais saberem honrar a bandeira com sucessivas vitórias nas competições internacionais.

Refira-se que Moçambique apresenta-se com uma mescla de juventude e experiência neste evento, com muitos pugilistas da nova vaga, para além dos já renomados.

Lourenço Cossa, que nos últimos anos dedicava-se ao boxe profissional em Portugal, é a principal novidade da convocatória de Lucas Sinóia que não inclui os experientes Tiago Muxanga ou Solomone Júlio.

OS CONVOCADOS DA SELECÇÃO NACIONAL

Aurélio Nhantumbo, Mauro Abdul, Manuel Lino, André Paulo, Abdul Machel, Lázaro Comé, Young Augusto, Lourenço Cossa, Naímo Cumbane, Ricardo Gildo, Armando Sigauque, Manuel Paulo, Yassine Nordine, Lucas Silva, Rabia José, Isabel Mulungo, Rady Gramane, Alcinda dos Santos, Anastância Fernando, Latifa Camilo, Telma Matule, Benilde Macarringue, Fidelícia Cumbe, Camila Camilo e Evelina Macamo.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.