O ESTÁDIO Nacional do Zimpeto será aprovado, à condição, para a Selecção Nacional de Futebol receber a sua congénere do Uganda, na quinta-feira do dia 20 de Março próximo, em jogo referente à quinta jornada do Grupo “G” da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA de 2026, cuja fase final será co-organizada pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.

A informação foi prestada ao princípio da tarde de ontem por uma fonte oficiosa bem posicionada na estrutura directiva da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), que cita o relatório preliminar elaborado pelo sul-africano Joshua Knipp que, no início da semana passada, foi enviado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para inspeccionar o Estádio Nacional do Zimpeto de modo a que aquela infra-estrutura seja levantada a suspensão a que está votada desde os finais do passado mês de Dezembro.
De acordo com a fonte, Joshua Knipp aprovou as condições do relvado, cuja qualidade melhorou bastante desde Dezembro até semana passada, tendo o recinto do jogo ficado mais verde e desaparecido, por isso, as partes acastanhadas que revelavam ter sido degradada.
O mau estado do piso, recorde-se, foi uma das razões que fez com que a CAF retirasse o Estádio Nacional do Zimpeto da lista dos campos aprovados para receber jogos de cariz internacional ao nível de selecções assim como de clubes.
Assim, ainda de acordo com a nossa fonte, a FMF espera que até amanhã, sexta-feira (28), a CAF emita um relatório final no qual levanta a suspensão do Zimpeto de modo a que, no próximo dia 20 de Março, os “Mambas” possam receber em casa o Uganda.
A inspecção do Estádio Nacional do Zimpeto, havida na semana passada, foi solicitada à CAF pela FMF depois que, em parceria com o Governo, as partes “atacaram” as razões de fundo que concorreram para a sua suspensão, mormente o mau estado do piso.