União Desportiva do Songo (UDS), Baía de Pemba e Desportivo da Matola são os únicos clubes que tinham pendentes até ao fecho da introdução de dados na Plataforma Online de Licenciamento de Clubes (CLOP), gerido pela Confederação Africana de Futebol (CAF), tendo em vista a participação nas provas oficiais da presente época, com destaque para o Moçambola.

O período reservado para o licenciamento de clubes, nomeadamente a introdução de dados na plataforma online, foi de 21 de Dezembro de 2024 a 21 de Fevereiro de 2025.
Depois seguiu-se a avaliação dos dados para aprovação pelo Órgão da Primeira Instância (OPI) do Departamento de Licenciamento de Clubes (DLC) da Federação Moçambicana de Futebol (FMF). O processo de avaliação terminou no dia 10 de Março e conclui-se que os três clubes não preencheram na totalidade os requisitos necessários.
Aos três clubes foram concedidos três dias para submeter (até 13 de Março) recursos ao Órgão de Apelo do DLC para avaliação, que iniciou na última quinta-feira e pode ter sido concluída no dia seguinte com uma provável tomada de decisão sobre a aprovação ou não da documentação tendo em vista a atribuição de licenças para o Moçambola.
Artur Máximo, do DLC, elucidou que a recorrência é feita com base nos documentos submetidos dentro do prazo estabelecido e são esses que serão avaliados pelo Órgão do Apelo e nada mais.
“Os dados introduzidos no sistema, em tempo real, portanto reprovados pelo Órgão de Primeira Instância, são esses que serão analisados. O Órgão de Apelo não abre espaço para a introdução de novos dados. O sistema é controlado pela CAF e quando fecha, acabou”, comentou a fonte.
Importa referir que a plataforma online de licenciamento de clubes foi introduzida no ano passado, pela CAF, ao nível das provas domésticas.
Salientar que são requisitos de licenciamento para o Moçambola: ter campo próprio - os clubes sem campo devem indicar onde irão jogar durante o campeonato -, movimentar, para além de seniores, os escalões de formação, fornecer garantias financeiras para sustentar as despesas de participação na prova, com realce para o pagamento de salários aos atletas e funcionários, entre outras exigências.