A disputa da fase de grupos do Campeonato de Futebol da Cidade de Maputo, em seniores masculinos, encerra na tarde de sábado, com os embates da Série “B” a estarem no centro das atenções.

O destaque da ronda é o duelo entre o Ntsondzo FC e Maxaquene, a ter lugar no campo do Costa do Sol, referente à sétima e última jornada. É que os “tricolores”, segundos classificados com 11 pontos e, Ntsondzo, quarto com nove, dependem apenas de si para garantir a vaga da final. Um empate pode colocar as duas equipas fora do confronto decisivo.
O Desportivo, actual terceiro colocado do grupo, com 10 pontos, ainda pode atingir a final. Os “alvi-negros” são obrigados a vencer o encontro frente às Águias Especiais e esperar que o embate Maxaquene-Ntsondzo termine empatado.
Já sem hipóteses de chegar à segunda fase, a União Desportiva do Zimpeto irá defrontar o Ferroviário das Mahotas. Para a última ronda fica de fora a formação do Costa do Sol, actual líder da Série “B” com 11 pontos.
Referir que os “canarinhos”, apesar de estarem a liderar a tabela classificativa, já não têm hipóteses de se apurar à final, pelo que aguardam a possibilidade de disputar o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.
Para a Série “A”, o embate de cartaz será entre Liga Desportiva e Associação Black Bulls. As duas equipas discutem no sábado o apuramento ao jogo de atribuição de terceiro e quarto lugares.
Os “touros”, actuais terceiros colocados do grupo com sete pontos, são obrigados a vencer para carimbar passaporte para outra fase, enquanto aos “muçulmanos”, segundo posicionados com nove, basta um empate.
Noutras partidas desta Série, o Mahafil mede forças com o Matchedje, enquanto o Estrela vermelha recebe, em Zintava, o Vulcano.
O Ferroviário, líder do grupo com 18 pontos e já qualificado para a final da prova, fica de fora desta ronda devido ao número ímpar de equipas.