A Selecção Nacional de Futebol, “Mambas”, defronta hoje, no Estádio Internacional do Cairo, capital do Egipto, a partir das 15.00 horas, a sua congénere do Uganda, em desafio inserido na quinta e última jornada da primeira volta do Grupo “B” da Zona Africana de Qaulificação ao Campeonato Mundial de Futebol de 2026, que terá lugar no Canadá, Estados Unidos da América e México.

Os “Mambas” estão no Egipto desde segunda-feira e todos jogadores estão aptos para o desafio. Conquistar os três pontos é o objectivo assumido por Chiquinho Conde e todos atletas, cientes de que a vitória mantém Moçambique na rota de qualificação à competição planetária.
O desafio tem lugar na capital egípcia, na sequência da reprovação do Estádio Nacional do Zimpeto pela Confederação Africana de Futebol (CAF)
Pierre Ghislain Atcho, do Gabão, será o árbitro principal. Boris Marlaise Ditsoga, também do Gabão, assumirá a tarefa de primeiro assistente, enquanto a camaronesa Carine Atezambong Fomo será segunda assistente. Fleury Moukagni (Gabão) será o quarto árbitro.
Entretanto, os outros dois jogos do grupo realizam-se amanhã, sexta-feira. Botswana recebe Argélia, às 15.00 horas, e Somália visita Guiné Conacri, a partir das 21.00 horas.
Na tabela classificativa, Argélia e Moçambique partilham a liderança, com nove pontos cada, seguidos pelo trio composto pelo Botswana, Uganda e Guiné Conacri, todos com seis pontos, num grupo em que a Somália continua sem somar qualquer ponto.
O regulamento estabelece que apenas o vencedor de cada um dos nove grupos se qualifica directamente para o “Mundial” de 2026.
Os quatro melhores segundos classificados irão disputar um “play-off”, do qual apenas o vencedor se apurará para um segundo “play-off” com representantes de outros continentes, e deste sairá a 48.ª e última selecção apurada para o “Mundial”.