A tarde de ontem foi de mais uma exibição competente e pragmática da Selecção Nacional de Futebol “Mambas” nas eliminatórias da zona africana de apuramento ao Campeonato do Mundo de futebol 2026, a ser co-organizado pelos Estados Unidos da América, México e Canadá.
Num Estádio Internacional do Cairo com pouco público, os “Mambas” jogaram o que quiseram contra a selecção do Uganda e ganharam por 3-1, resultado suficiente para assaltar o comando do grupo “B”, agora com mais três pontos que Argélia, segundo colocado.
Pierre Ghislain Atcho, árbitro do Gabão, ainda aquecia, tal como os jogadores, quando Pepo, num canto directo, inaugurou o marcador, num lance que o guarda-redes adversário ficou a ver navios.
A reacção dos ugandeses foi rápida, pois no único remate enquadrado à baliza de Ernani, na primeira parte, restabeleceram a igualdade, através de Shaban, na marcação de um livre directo. Decorriam apenas seis minutos e já havia dois golos em ambas as balizas.
O onze de Chiquinho Conde manteve a serenidade e foco na baliza adversária. Pepo, aos 16 minutos, respondeu com remate certeiro a um centro atrasado de Gildo, voltando a colocar Moçambique em vantagem.
A terminar a primeira parte, Ratifo fez o 3-1, a seguir a uma jogada que Geny desperdiçou um golo certo, rematando ao lado do poste direito do guarda-redes adversário.
Anotar, ainda na primeira parte, a expulsão do jogador Omedi, do Uganda, por acumulação de cartões amarelos.
A segunda parte, tal como a primeira, foi de domínio total e completo dos “Mambas”. A selecção moçambicana desperdiçou várias oportunidades flagrantes para dilatar o resultado.
O Uganda também assustou, rematando uma vez à trave e obrigando o guarda-redes Ernani a uma defesa incompleta.
Chiquinho Conde utilizou os seguintes jogadores: Ernani, Infren, Chamboco, Reinildo, Bruno Langa (Edmilson Dove 60 min.), Alfonso Amade, Guima (Nené, 60 min.), Pepo (Clésio 70 min.), Gildo (Witi 60 min.), Geny e Ratifo (Elias Macamo 86 min.).

DOZE PONTOS
Ao derrotar ontem o Uganda, em partida da quinta e última jornada da primeira volta do Grupo “B”, Moçambique assumiu a liderança com doze pontos, mais três que Argélia, próximo adversário, na terça-feira. A partida terá lugar em Argel.
O desafio de ontem teve lugar na capital egípcia, Cairo, na sequência da reprovação do Estádio Nacional do Zimpeto, pela Confederação Africana de Futebol (CAF)
Entretanto, os outros dois jogos do grupo realizam-se hoje, sexta-feira. Botswana recebe Argélia, às 15.00 horas, e Somália visita Guiné Conacri, a partir das 21.00 horas.
Na tabela classificativa, Moçambique soma doze pontos, mais três que Argélia. Segue-se o trio composto pelo Botswana, Uganda e Guiné Conacri, todos com seis pontos, num grupo em que a Somália continua sem somar qualquer ponto.
O regulamento estabelece que apenas o vencedor de cada um dos nove grupos se qualifica directamente para o “Mundial” de 2026.
Os quatro melhores segundos classificados irão disputar um “play-off”, do qual apenas o vencedor se apurará a um segundo “play-off” com representantes de outros continentes e deste sairá a 48.ª e última selecção apurada ao “Mundial”.