Teve de ser apenas na marcação de grandes penalidades para o Ferroviário da Beira conseguir vencer o Futebol Clube da Beira e conquistar a Supertaça provincial de Sofala-2025.

O desfecho da “lotaria” foi de 6-5. Os cinco primeiros jogadores de ambas as equipas conseguiram enganar perfeitamente os guarda-redes adversários.
A história do jogo desenhou-se depois de Paito não conseguir enganar Paizinho, que se esticou para a defesa. Foia foi quem decidiu o jogo, cobrando com sucesso a grande penalidade, para a alegria dos poucos adeptos do Ferroviário que se fizeram ao Estádio Municipal.
Quanto ao embate, durante os 90 minutos esteve melhor o Futebol Clube da Beira, que anulou as investidas do adversário, que não teve sequer um remate enquadrado com a baliza. Diferentemente do que se viu do lado contrário, em que na primeira parte Tó, na cara do guarda-redes, teve tudo para abrir o marcador, mas rematou para a defesa de Paizinho.
Foi o único lance claro de golo durante os 45 minutos da contenda. Mesmo circulando bem a bola, a turma “locomotiva” não fez um belo jogo, como era de esperar. O Ferroviário, apesar de maior posse e troca da bola de pé para pé, pecava no último na finalização.
Akil Marcelino teve de mexer o “xadrez” para dar mais energia à sua equipa e viu-se melhorias, embora continuasse a sem rematar. O Futebol Clube da Beira cresceu e acreditou que poderia resolver a partida durante os 90 minutos, pois tive mais duas situações em que poderia ter resolvido o jogo.
Uma delas foi no momento em que o guarda-redes Paizinho cometeu uma fífia ao entregar o esférico ao ponta-de-lança Bacar, esse que com a baliza escancarada rematou para fora, um autêntico falhanço.
O mesmo Bacar veio a falhar o esférico na pequena área, no último minuto do jogo, depois de um centro cobrado pela direita, como jogava a “locomotiva”.
Em suma, foi um embate menos produtivo de ambas as partes, embora o Futebol Clube da Beira tivesse construído oportunidades claras de matar o jogo, mas a experiência dos pupilos de Akil Marcelino falou mais alto e conseguiram controlar a partida.
A equipa de arbitragem não influenciou no resultado, apesar de alguns erros cometidos.