O Textáfrica do Chimoio pode ser confirmado, a qualquer momento, como o 14.° clube do Campeonato Nacional de Futebol, Moçambola-2025, depois do afastamento da corrida do trio composto pelo Incomáti de Xinavane, Matchedje de Mocuba e Sporting de Nampula, por falta de requisitos.

Segundo Hotélio Marengula, do Departamento de Licenciamento de Clubes (DLC) da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), o Textáfrica é o único dos quatro clubes com o processo de avaliação ainda pendente, estando muito perto de ocupar o lugar deixado vago pelo Brera Tchumene, que desistiu do Moçambola e do futebol no geral.
Explicou que depois de a FMF convidar os quatro clubes que reuniam condições, do ponto de vista regulamentar, para ocupar a vaga do Brera, nomeadamente o Textáfrica, como a única equipa despromovida do último Moçambola, o Incomáti, Matchedje de Mocuba e Sporting de Nampula, na qualidade de finalistas vencidos da “Poule” do Apuramento ao “Nacional” deste ano, apenas o representante de Manica é que enviou dados completos ao Órgão de Primeira Instância (OPI) para efeitos de licenciamento, o que já não aconteceu com os restantes três concorrentes.
Mesmo assim, os “fabris” chumbaram no OPI, na semana antepassada, tendo depois recorrido ao Órgão de Apelo (OA), que está neste momento a analisar o recurso, devendo tomar decisão a qualquer momento.
“A décima quarta equipa será conhecida a qualquer momento. Apesar de neste momento ser o único concorrente, não é seguro que será o Textáfrica a ocupar a vaga deixada pelo Brera Tchumene. Há requisitos por cumprir e o Órgão de Apelo está a analisar isso, antes de tomar a decisão”, explicou Hotélio Marrengula.