Jornal Desafio
Foto: Celso Macassa. Tive de interromper a escola para ajudar a família.
DESTAQUE » ADULTO PRECOCE: UMA PAUSA PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA
ROSTOS & RASTOS

ADULTO PRECOCE: UMA PAUSA PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA

Enquanto narrava a sua história futebolística, Altino abriu um parêntesis para dizer que “quando era juvenil no Ferroviário de Maputo interrompi a minha carreira para ir à África do Sul. Venho de uma família humilde e as condições não estavam boas lá em casa”.

Altino lamenta, mas não tinha escolha. “Tive de interromper a escola. Estava no 3.º ano da Escola Industrial. Estava a fazer o curso de TF (Torneio Fresador). Depois disso o meu sonho era entrar no Instituto Industrial. Mas, infelizmente, um tio meu levou-me e fui trabalhar por um ano e seis meses para ajudar no sustento da família. Trabalhava numa estação de serviço pertencente a um supermercado de cidadãos portugueses, o que facilitou a comunicação”.

Um dirigente do Ferroviário, sentindo a ausência prolongada de “um cabrito no rebanho”, decidiu procurar por Altino. A família deu-lhe o endereço e num belo dia surpreendeu o seu jogador em plena jornada laboral e aconselhou-o a voltar para casa. “Aceitei e fiz o meu segundo e último ano nos juvenis do clube”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.