Jornal Desafio
Técnico holandês vai substituir Alexandre Pontel
DESTAQUE » HOLANDÊS SUBSTITUI PONTEL NAS SELECÇÕES DE VOLEIBOL DE PRAIA
VOLEIBOL

HOLANDÊS SUBSTITUI PONTEL NAS SELECÇÕES DE VOLEIBOL DE PRAIA

O treinador holandês  Han Abbing é o novo seleccionador nacional de vólei de praia, sucedendo no cargo ao brasileiro Alexandre Pontel, segundo deu a conhecer a Federação Moçambicana de Voleibol (FMV).

Han Abbing (63 anos) é esperado na capital do país no próximo dia 11 de Abril, onde iniciará os trabalhos junto das equipas seniores na praia da Costa do Sol, tendo como objectivo colocar Moçambique nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

Abbing, tal como Pontel, que esteve durante três anos ligado ao vólei nacional, é um instrutor da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), mas com mais experiência acumulada, contando já com trabalhos na Holanda, Alemanha, Ásia (Nepal e Butão) e em África, onde em Janeiro de 2023 esteve a trabalhar no Botswana, junto das melhores duplas daquele país da África Austral, Jack e Chiswaniso.

No país, ele vai procurar fazer o que Alexandre Pontel não conseguiu: levar o vólei nacional aos Jogos Olímpicos.

Recorde-se que sob o comando do treinador brasileiro, Alexandre Pontel, a equipa masculina falhou presença em Paris-2024 por um triz. Na final da Continental Cup, que daria o passaporte para a cidade luz, a dupla formada por Zelito e Touch perdeu diante dos marroquinos, ficando de fora. Mas no percurso de Pontel, que decidiu terminar contrato por questões pessoais, valeram os troféus conquistados na Zona VI e e as medalhas de prata e bronze, no “Africano” de Agadir, em 2022.

Mas agora uma nova página abre-se e os olhares estarão postos no técnico holandês, que terá como primeiro teste o Circuito Regional, competição agendada para Junho, na cidade de Maputo.

OSVALDO MACHAVA

ASSUME FORMAÇÃO

Para trabalhar com todas as selecções de formação,  a FMV escolheu o treinador Osvaldo Machava,  que conduziu em Outubro passado a Aliança ao título nacional de seniores masculinos, quebrando a hegemonia de mais de uma década da Académica.

É, de resto, o regresso do técnico nacional mais cotado às equipas nacionais, após ter saído em 2019.

Osvaldo Machava tornou-se no primeiro moçambicano a ser instrutor da Confederação Africana de Voleibol (CAVB) e dos primeiros instrutores africanos de voleibol de praia.

Os Jogos da CPLP, em Julho, serão o primeiro teste para Osvaldo Machava, ele que em 2018 conduziu a equipa sénior nacional ao título de campeão africano, através da dupla Arsénio Nuvunga/Jorge Monjane. Para adjuntos foram indicados Alírio Manjate, Marcelo Tsane, Rehana Cherinda e Bonomar Macuácua.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.