VANESSA MAPOSSE, ENVIADA A FRANCISTOWN

A selecção moçambicana de atletismo participou do Campeonato Regional de Estafetas e Corridas com Barreiras, realizado no Obed Itani Chilume Stadium, em Francistown, Botswana. O evento contou com um programa extenso, recheado de provas de velocidade, barreiras e resistência. A jornada começou com os 400 metros barreiras sénior feminino.
seguido pelas provas de estafetas, que incluíram os 4×100 metros sub-20 feminino e masculino, dominadas pelo JAC do Botswana com o tempo de 52:23 segundos.
Antes do meio-dia, os atletas também competiram nos 4×800 metros sénior feminino e masculino provas que exigem resistência e estratégia apurada, dominada pelo BOT de Botswana em femininos que fez 45:30 segundos. O LDAC saiu-se bem em masculinos com a marca de 42:10 segundos.
Já na parte da tarde, os holofotes voltaram-se para as provas técnicas e de velocidade pura. Uma das principais atracções foi a final dos 100 metros barreiras sénior feminino, onde Moçambique esteve representado por Cecília Guambe.
O evento teve ainda as provas de 4×400 metros misto, na qual o BOT liderou.
Além das corridas disputadas por Moçambique, o evento teve grande destaque para as provas de estafetas, que testam não apenas a velocidade dos atletas, mas também a sua capacidade de sincronização e passagem do testemunho. Os 4×100 metros Sub-20 masculino revelaram talentos promissores da região, enquanto o 4×800 metros sénior masculino mostrou a importância da resistência e da estratégia.
As provas de barreiras também tiveram um nível técnico elevado, destacando-se os 400 metros barreiras sénior feminino, que abriram a competição. Os 100 metros barreiras, prova em que Moçambique competiu, foram um dos momentos mais esperados do dia.
Já nas provas de velocidade pura, os 4×100 metros sénior feminino e masculino revelaram algumas das melhores performances da competição, com equipas que conseguiram tempos expressivos e disputas acirradas até a linha de chegada.