Jornal Desafio
Foto: Celso Macassa. Nova via de acesso ao campo e balneários em construção.
DESTAQUE » NOVO TÚNEL DO ESTÁDIO DA MACHAVA GANHA FORMA
REPORTAGEM

NOVO TÚNEL DO ESTÁDIO DA MACHAVA GANHA FORMA

Previsto para ser reinaugurado a 25 de Junho, o Estádio da Machava ganha a cada dia uma nova forma de modernidade e grandeza, à imagem dos melhores recintos desportivos do mundo. Essa é a meta: tornar  “Machava” num palco que respira glamour e imponência, uma espécie de cartão de visita para os que olham de fora para dentro do país.

As obras no vale do Infulene decorrem a um ritmo avassalador. Não há mãos a medir. Centenas de trabalhadores,  cada um na sua tarefa, dão gás para que o Estádio da Machava, o novo Estádio da Machava, esteja impecável e volte a ser um ponto de atracção. Os tempos de romaria, domingo sim, domingo sim, voltam a estar perto de acontecer, afinal o sonho audaz dos Caminho de Ferro de Moçambique, empresa que abriu os cordões à bolsa para desembolsar 10 milhões de dólares (cerca de 700 milhões de Meticais) vai mesmo tornar-se real.

A edificação do novo túnel, a grande dor de cabeça, no plano de reestruturação do lendário palco desportivo, cresce a olhos vistos. Cento e nove operários dão corpo à nova infra-estrutura, ao mesmo tempo que as paredes dos novos balneários também ganham altura.

Na visita que a nossa equipa de Reportagem efectuou, na semana passada, foi possível testemunhar vários momentos da mega obra.

O túnel já ganhou forma. O piso já levou cimento e já é possível circular naquele espaço, ou seja, aceder ao rectângulo do jogo por aquela nova entrada.

Nas laterais são visíveis estacas de madeira, mas logo serão revestidas de concreto, um material que pode ser aplicado em paredes, pisos e fachadas, muito usado na construção de túneis. De salientar que o empreendimento, de elevada engenharia, está a nascer por baixo de uma das bancadas próximo à tribuna e balneários, num espaço que até aqui ainda não tinha sido explorado e será a via de acesso aos quatro balneários que estão a ser edificados, que irão permitir que haja dois jogos, um a seguir ao outro, além de sala para conferências de imprensa, sala para os comissários, antidoping, tratamento médico e outras áreas de apoio.

Durante a visita ao local, em meados de Fevereiro passado, o engenheiro ferro-portuária e civil de estruturas, Samuel Muzime, perspectivou ao nosso jornal que a meta para a conclusão das obras de renovação e reestruturação do Estádio da Machava é finais de Maio próximo. Actualmente, o nível de execução do mega-projecto da modernização daquele recinto é cerca de 75 por cento.

Artigos relacionados:

Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.