A lendária atleta moçambicana Maria de Lurdes Mutola será novamente homenageada na cidade de Eugene, Estado de Oregon, nos Estados Unidos da América.

É a segunda homenagem à ex-atleta detentora de vários recordes internacionais nos 800 e 1500 metros em Eugene, cidade onde Mutola viveu por 16 anos, a partir de 1988.
Ela será homenageada a 5 de Julho, em mais uma edição da prova anual Prefontaine Classic, a qual foi campeã nos 800 metros durante todos os 16 anos em que viveu nos Estados Unidos.
Com efeito, segundo a Fundação Lurdes Mutola, a ex-campeã olímpica passará a dar nome à prova dos 800 metros do Prefontaine Classic, que chamar-se-á Maria Mutola Event.
Este é um gesto encontrado pelos organizadores da prova para imortalizar a melhor desportista moçambicana de todos os tempos, ela que muito nova, através da Bolsa de Solidariedade Olímpica, foi parar num centro de alto-rendimento em Eugene, de onde despontou para o mundo, com várias conquistas, sendo de destacar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2000; prata na edição de 1996; três títulos mundiais dos 800 metros; e vários de 800 e 1500 em pista coberta.
É detentora de todos os recordes africanos dos 800 e 1500 metros, sendo uma das atletas mais respeitadas pela World Athletics, antiga Federação Internacional de Atletismo.
Aos 52 anos e fora das pistas há mais de 15 anos, Mutola continua a ser uma figura inspiradora no país e no mundo, pelo seu legado no desporto e não só.