Jornal Desafio
Célia Sumbane (segunda da esquerda para direita), Ernesto Jamisse (ao lado de José Leite) e Suraya Rijal (última) com a equipa sub-16 dos lombos (2021)
DESTAQUE » “PERFUME” MOÇAMBICANO EM CARCAVELOS
BASQUETEBOLISTAS NA DIÁSPORA

“PERFUME” MOÇAMBICANO EM CARCAVELOS

A modalidade da bola ao cesto tem exportado talentos moçambicanos que brilham nos palcos internacionais. Um dos destinos de destaque é o Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos, em Portugal, que até aqui acolheu e potencializou as habilidades de alguns moçambicanos, tanto dentro, como fora das quatro linhas.

Chanaya Pinto e Carla Covane, duas promissoras basquetebolistas moçambicanas, chegaram ao Centro Recreativo e Cultural Quinta dos Lombos para integrar a equipa Sub-16, com o treinador Ernesto Jamisse “coach Doggy”, e em 2016 levaram a turma de Carcavelos à conquista do seu primeiro título de Lisboa. Na época 2017/18, mais duas moçambicanas juntaram-se ao centro.

Trata-se de Suraya Rijal e Célia Sumbane, que se sagram campeãs de Portugal, ao vencer CPN por 53-49, em Matosinhos. Já na época 2021/22, o treinador Alberto Sitoe foi apresentado no Campus, para um evento que durou duas semanas, e actualmente é o técnico adjunto de José Leite na equipa sénior feminina dos Lombos.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.