A Selecção Nacional de Karate, na especialidade de Kimura Shukokai, ficou em segundo lugar no Torneio Regional realizado recentemente na cidade sul-africana de Joanesburgo. Os karatecas moçambicanos conquistaram 28 medalhas, das quais sete de ouro, igual número de prata e catorze de bronze.

A África do Sul terminou em primeiro lugar. Do lado moçambicano, maior destaque foi para Kevin Maite, na categoria de juniores, que obteve três medalhas, das quais uma de ouro na disciplina de kumite individual, prata por equipa e bronze por kata, foi ainda o melhor atleta em masculinos.
Laiza Matola ganhou uma medalha de ouro em kata individual, na categoria de Sub-21, e duas de bronze nas disciplinas de kumite individual e por equipa, também foi eleita melhor atleta em femininos. Lainesse Casal também contabilizou três medalhas: prata em kata individual, bronze em kumite individual e por equipa na categoria de cadetes; Junelda Saibá arrecadou três medalhas de bronze na categoria de infantis, nas disciplinas de kata e kumite individual e por equipa.
Os atletas são originários das províncias da Zambézia, Maputo província e cidade.
O torneio serviu de preparação para o Campeonato Mundial de Karate que terá lugar em Junho, na Finlândia.
Entretanto, a Selecção Nacional foi recebida na segunda-feira pelo ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, que enalteceu os atletas pela conquista das medalhas.
Note-se que Zimbabwe ocupou o terceiro posto.