As equipas do Ferroviário de Lichinga e dos Canarinhos de Sanjala, no Niassa, carimbaram a passagem para a segunda fase da primeira eliminatória provincial da Taça de Moçambique, após vencerem, respectivamente, a Universidade Pedagógica e o Futebol Clube de Muchenga pelo mesmo resultado de 1-0.

Os Canarinhos de Sanjala, provenientes dos arredores da cidade de Lichinga, foram os primeiros a garantir a qualificação no último sábado. O único golo da partida surgiu aos 27 minutos da primeira parte, por intermédio de Dino.
Apesar de várias tentativas, o Muchenga Futebol Clube não conseguiu encontrar espaços para inverter o resultado, com os seus avançados a revelarem-se pouco eficazes na finalização.
A equipa técnica do Muchenga viu os seus intentos frustrados por uma defesa bem organizada dos Canarinhos.
Já o Ferroviário de Lichinga teve uma tarde difícil, sendo dominado, durante praticamente toda a partida, pela Universidade Pedagógica. A equipa universitária controlou o jogo ao longo dos 90 minutos, sem dar oportunidades aos “locomotivas”, que se preparam para disputar o Moçambola.
O momento decisivo da contenda deu-se quando Usse, avançado da Universidade Pedagógica, saiu lesionado, após um choque com o guarda-redes Joaquim, que viu a cartolina vermelha, pela entrada imprudente.
Apesar da adversidade, a equipa universitária manteve o domínio da partida. No entanto, já em tempo de compensação (90+4 minutos), a defesa da Universidade Pedagógica cometeu um deslize, que foi aproveitado por Mundinho para marcar o golo solitário que garantiu o apuramento do Ferroviário.
A terceira equipa apurada à fase seguinte será conhecida amanhã, no embate entre a Academia Carlos Santa e as Águias Especiais.