A disputa da fase provincial da Taça de Moçambique ao nível da província de Manica arrancou ontem sem registo de surpresas.

Com efeito, o Textáfrica, actual detentor do título, tirou do caminho, por 6-1, o FC 3 de Março do distrito de Manica, e a Trans SK Company afastou por 3-1 a estreante Academia de Futebol de Chimoio.
O jogo, que se esperava que fosse equilibrado, acabou desnivelado devido ao ritmo imposto pelos “fabris” do Planalto, que abriram o marcador cedo (cinco minutos) por intermédio de Kelvio.
O adversário ainda tentou esboçar uma reacção, mas não passou de intenção, pois Jailson fez o segundo aos 12 minutos.
Tão cedo ficava claro que os “fabris” do Planalto, tecnicamente melhores organizados e com melhor preparação, passariam a sua classe. Na sequência, aos 23 minutos, Fernandinho fez o terceiro da partida, com Kelvio a bisar aos 34 minutos, colocando o resultado parcial em 4-0.
Entretanto, na cobrança de grande penalidade, Jota reduziu (37 min.) para o FC 3 de Março.
Os “fabris” encheram a mão aos 46 minutos, com 5-1, por Solmon. 6-1 surgiu aos 60 minutos, novamente por Solmon.
No jogo que abriu esta fase, a Trans SK Company levou a melhor (3-1) diante da Academia de Futebol de Chimoio.
A primeira eliminatória da segunda principal prova futebolística termina hoje com o Matchedje de Chimoio a enfrentar o Pipeline da Maforga, pelas 14.30 horas.
As três equipas apuradas serão sorteadas amanhã, sabendo-se que uma delas vai directo à final.
Entretanto, nos últimos dias mais clubes regularizaram a documentação para o Campeonato Nacional da II Divisão-Fase provincial Manica. Por isso, a Associação Provincial de Futebol de Manica vai sortear amanhã a prova que será disputada por 14 formações, mais cinco que a temporada passada.
A cidade de Chimoio conta com sete equipas, Gondola com quatro, Manica, Sussundega e Vanduzi têm uma cada.