O professor Inácio Bernardo continua a defender a lista única para as eleições remarcadas para 3 de Maio na Federação Moçambicana de Natação (FMN), no decurso da assembleia-geral extraordinária convocada para o efeito, embora Justino Francisco, outro candidato manifesto, se tenha distanciado da iniciativa, ou seja, não acedido ao convite do adversário e ter já depositado a sua candidatura no dia 17 de Março.

Inácio Bernardo insiste na fusão depois de, igualmente, ter submetido a sua candidatura poucos dias após a lista de Justino Francisco, suportada pela Associação de Natação da Cidade de Maputo (ANCM), ter dado entrada à FMN.
Para Inácio Bernardo, a fusão das duas listas ainda é possível, sobretudo depois de a presidente da Mesa da Assembleia-Geral da FMN, Dina Ribeiro, ter decidido remarcar as eleições em conformidade com os estatutos, depois de se ter apercebido do erro na anterior convocatória tornada pública a 12 de Março e que apontava para a realização do escrutínio no dia 29 passado.
Os estatutos prevêem que as eleições sejam convocadas faltando 30 dias. Este período é reservado à preparação e submissão de candidaturas, campanha eleitoral e correcção das listas, em caso de irregularidades.
A eleição do novo presidente da FMN será antecedida pela realização, no mesmo dia, da assembleia-geral ordinária com os seguintes pontos de agenda: apresentação do relatório de actividades e contas da época 2021/2024 e do plano estratégico 2020/2024 revisto, proposta da revisão pontual dos estatutos e que inclui a mudança do nome e logótipo da FMN e introdução de uma Comissão de Atletas, proposta do plano de actividades da época 2024/2025 e diversos.