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A natação pode prosperar ao nível nacional com um plano exequível de reabilitação de piscinas
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NATAÇÃO

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA REABILITAÇÃO DE PISCINAS

A parceria público-privada é crucial para a reabilitação de piscinas maioritariamente em estado obsoleto em quase todo o país. Três áreas integram o capítulo de infra-estruturas de treino e competição. A primeira é referente à reabilitação e construção de infra-estruturas e propõe que se trabalhe em parceria com o Governo e sector privado para a construção de piscinas cobertas em províncias estratégicas permitindo treinos e competições durante todo o ano; que se reabilite piscinas existentes que estejam sub-utilizadas ou em más condições priorizando aquelas em centros urbanos de maior densidade populacional.

 A segunda sugere centros de treino regionais. Deve-se criar polos regionais com infra-estruturas adequadas para treino e desenvolvimento de atletas servindo também como locais para a concentração de selecções nacionais.

A terceira propõe soluções temporárias, nomeadamente o investimento em estruturas móveis para proteger piscinas descobertas em períodos de chuva ou temperaturas extremas; estabelecimento de parcerias com hotéis, clubes privados e escolas com piscinas para garantir o acesso contínuo a espaços de treino.

Por último, o pilar relativo à profissionalização dos Órgãos de Gestão Operacional da FMN abarca também três ramos, designadamente unidade de gestão profissional, capacitação de dirigentes e sustentabilidade financeira. O primeiro sugere o estabelecimento de um núcleo operacional composto por profissionais especializados em administração desportiva, marketing, comunicação e finanças; implementação de processos administrativos digitalizados para maior eficiência e transparência.

O segundo propõe formações regulares em gestão desportiva, em colaboração com organismos internacionais como a FINA; realização de intercâmbios com federações internacionais para a aquisição de boas práticas de gestão. Por último, o terceiro sugere a captação de patrocínios e criação de fontes de receita como merchandising”, eventos pagos e parcerias com instituições privadas para financiar a estrutura profissional; a garantia de que parte dos fundos captados seja destinada exclusivamente à gestão profissional da FMN.              

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Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.