O empate na noite de domingo com o Sp. Braga (1-1) custou ao Sporting, equipa do extremo moçambicano Geny Catamo, a perda do primeiro lugar para o Benfica, que na véspera tinha ido ao “Dragão” golear o Porto por 4-1.

Mas apesar de ter caído para o segundo lugar, somando agora 66 pontos, contra 68 das “águias”, os “leões” estão muito longe de atirarem a “toalha ao chão”. Aliás, por agora, vão dependendo apenas deles próprios para se sagrarem bicampeões – feito que não acontece há 70 anos – isto porque a 10 de Maio, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga Portuguesa, têm duelo marcado com o eterno rival de Lisboa e se vencerem passam para frente, um cenário que só se aplica casos as duas formações ganhem os seus jogos até lá.
O sonho de Geny Catamo e companhia continua, portanto, intacto. Só é preciso que não percam pontos, tal como aconteceu domingo em “Alvalade”. A equipa “leonina” colocou-se na frente do marcador aos 15 minutos na sequência de um livre directo exemplarmente convertido pelo avançado sueco Viktor Gyokeres. Quando já se celebrava a conquista dos três pontos, um rapaz de 18 anos – feitos a 3 de Fevereiro – “gelou” “Alvalade” com um golpe de cabeça, num altura que o génio moçambicano já não estava em campo – foi substituído por Máxi Araújo aos 75 minutos.
Com ainda seis jogos por disputar, Sporting e Benfica são os únicos sérios concorrentes ao título, embora matematicamente Braga (3.º, 57 pontos) e Porto (4.º, 56) ainda tenham hipóteses.
Os últimos seis jogos até ao título
Sporting: Santa Clara (fora, 12 de Abril), Moreirense (casa, 18 de Abril), Boavista (fora, 27 de Abril), Gil Vicente (casa, 4 de Maio), Benfica (fora, 10 de Maio) e V. Guimarães (casa,17 de Maio)
Benfica: Arouca (casa, 13 de Abril), V. Guimarães (fora, 19 de Abril), AVS SAD (casa, 27 de Abril), Estoril (fora, 3 de Maio), Sporting (casa, 10 de Maio) e Sp. Braga (fora, 17 de Maio).