Jornal Desafio
Foto: Arquivo. Ministro Caifadine Manasse optimista num Moçambola tranquilo este ano
DESTAQUE » CRUCIAL CRIAR CONDIÇÕES PARA O INÍCIO DE MOÇAMBOLA
MOÇAMBOLA

CRUCIAL CRIAR CONDIÇÕES PARA O INÍCIO DE MOÇAMBOLA

Por: ABIBO ALY

A criação de condições pelas autoridades que gerem o desporto no país para o início e decurso normal do Campeonato Nacional de Futebol (Moçambola-2025) constitui elemento fundamental para garantir uma competição organizada, competitiva, sustentável e sem novos adiamentos.

O posicionamento foi apresentado ontem, no distrito de Angoche, província de Nampula, pelo ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, à margem da inauguração do Centro de Formação de Emprego, local que serve para orientação de jovens sobre o mercado laboral.

O ministro entende que a marcação do arranque da maior prova futebolística do país para o dia 17 de Maio significa que há uma intenção clara de se organizar melhor a prova. Disse ser importante a criação de condições materiais e objectivas para  que o Moçambola possa arrancar.

“Estamos a trabalhar em colaboração com a Liga Moçambicana de Futebol para dar o nosso conforto e apoio dentro das nossas condições. O importante é que já há uma data marcada para o arranque do Moçambola. Neste momento, o que sabemos é que estão a criar condições para que a prova possa iniciar. O importante é que tem de iniciar e não parar pelo meio”, disse.

De acordo com o governante, as condições têm de ser boas, envolvendo outras entidades para que o campeonato flua normalmente.

Em Nampula, Manasse visitou várias infra-estruturas desportivas para compreender o nível de preparação da província que conta com três equipas no Moçambola, nomeadamente Desportivo de Nacala e ferroviários de Nacala e Nampula.

“Estamos a fazer um levantamento e vamos trabalhar neste quinquénio. A ideia é que haja, pelo menos, em cada província uma infra-estrutura condigna para a massificação do desporto”, frisou.

O Executivo vai continuar a trabalhar para que as províncias tenham empreendimentos e as equipas sejam maximizadas para corresponder à expectativa dos praticantes do desporto.

Ainda ontem, o ministro da Juventude e Desportos assistiu a uma partida de futebol amigável entre o Ferroviário de Nampula e Desportivo de Nacala, onde as receitas visam apoiar as famílias afectadas pela tempestade tropical Jude.

A preparação para o arranque do Moçambola-2025 tem enfrentado desafios significativos, resultando em adiamentos do início da prova, a princípio agendado para 29 de Março. A LMF evocou motivos económicos e as manifestações pós-eleitorais como razões.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.