Jornal Desafio
Futebol de praia vai ganhar novo dinamismo no Niassa
DESTAQUE » NIASSA REVITALIZA FUTEBOL DE PRAIA
FUTEBOL DE PRAIA

NIASSA REVITALIZA FUTEBOL DE PRAIA

O futebol de praia na província do Niassa está a ganhar um novo impulso, com a melhoria de instalação de quatro recintos desportivos dedicados à modalidade. A iniciativa, promovida pela Associação Provincial de Futebol, visa dinamizar a prática do futebol de praia nos distritos de Lago e Lichinga, com a ambição de elevar a competitividade local e projectar os talentos da região para os palcos nacionais e internacionais.

Os investimentos em curso incluem a reabilitação de dois recintos existentes nos bairros de Thungo e Chuanga, no distrito de Lago, bem como a criação de dois novos campos, sendo na praia de Meponda, reconhecida pelo seu potencial turístico, e outro na pista de atletismo da cidade de Lichinga.

Para este último recinto desportivo, será necessário transportar areia da praia para garantir as condições adequadas à prática da modalidade.

Em declarações à nossa equipa de Reportagem, Salvador Quira, secretário-geral da Associação Provincial de Futebol do Niassa, garantiu que todo o material necessário para a massificação do futebol de praia já se encontra disponível.

“Temos balizas metálicas com redes, bolas, bandeirolas e outros equipamentos essenciais. Estamos preparados para fazer crescer esta modalidade no Niassa”, assegurou Quira.

Além das infra-estruturas, a componente humana também está a ser contemplada no projecto. O responsável revelou que oito árbitros foram recentemente capacitados para dirigir partidas de futebol de praia, de forma a garantir que as competições decorram com o rigor e profissionalismo exigidos.

“Os campos de Thungo e Chuanga já estão operacionais, embora estejamos a trabalhar em alguns melhoramentos. Em Meponda, devido ao seu elevado potencial turístico, vamos implantar um recinto desportivo novo, tal como em Lichinga, na pista de atletismo. Queremos criar condições para que os nossos atletas tenham onde treinar e competir com regularidade”, explicou.

O objectivo da associação é tornar a actividade mais competitiva, promovendo o talento local e criando condições para que os atletas da região possam evoluir para competições de maior dimensão, dentro e fora do país.

A ambição não se limita, contudo, aos distritos de Lago e Lichinga. O projecto será igualmente alargado a outros distritos da província, nomeadamente Majune, Mandimba, Mecula e Mecanhelas, zonas ricas em recursos hídricos, como os lagos Chiúta e Amaramba e o rio Lugenda.

Segundo a fonte, esta aposta estratégica representa uma nova etapa para o desporto no Niassa, promovendo não só a prática desportiva, como também o convívio comunitário, turismo e a valorização dos espaços naturais da província.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.