O sorteio da Taça COSAFA Sub-17, em futebol feminino, edição 2025, que terá lugar em Windhoek, Namíbia, de 10 a 17 de Maio, foi realizado ontem, na África do Sul.

Moçambique, uma das grandes surpresas da edição de 2024, volta a estar em destaque este ano e integra o Grupo “B”, ao lado da campeã em título, Zâmbia, e das Maurícias. A selecção moçambicana fez a sua estreia no torneio no ano passado, onde impressionou ao vencer todos os jogos da Fase de Grupos, antes de cair nas meias-finais, demonstrando o notável trabalho que o país tem vindo a fazer com vista a desenvolver o futebol feminino.
Zâmbia, que goleou o Lesotho por 15-0 na final de 2024, é a única equipa a conquistar o troféu por duas vezes (2021 e 2024) e procura agora defender o título com uma nova geração de talentos. Já as Maurícias, que organizaram a edição inaugural do torneio em 2019, regressam para a sua terceira participação ainda em busca de um lugar de destaque.
No Grupo “A”, a anfitriã Namíbia vai defrontar Malawi e as Comores. Esta será a primeira vez que o país acolhe o torneio, numa altura em que se prepara também para receber os Jogos da Região 5, em Julho. A Namíbia participou nas edições de 2021, 2022 e 2024, mas nunca conseguiu ultrapassar a Fase de Grupos. O Malawi, que terminou em terceiro lugar, quando acolheu o torneio em 2022, procura redimir-se após uma eliminação precoce na edição passada. As Comores, por sua vez, chegam à sua quinta participação ainda à procura da sua primeira vitória.
O Grupo “C” integra o Lesotho, finalista vencido na sua estreia em 2024, Botswana e o Zimbabwe. Botswana, vice-campeão em 2021, tem um histórico consistente de boas prestações, tendo também alcançado o quarto lugar em 2019 e 2022.