Jornal Desafio
DESTAQUE » SELECÇÃO NACIONAL NO GRUPO DA CAMPEÃ ZÂMBIA
COSAFA

SELECÇÃO NACIONAL NO GRUPO DA CAMPEÃ ZÂMBIA

O sorteio da Taça COSAFA Sub-17, em futebol feminino, edição 2025, que terá lugar em Windhoek, Namíbia, de 10 a 17 de Maio, foi realizado ontem, na África do Sul.

Moçambique, uma das grandes surpresas da edição de 2024, volta a estar em destaque este ano e integra o Grupo “B”, ao lado da campeã em título, Zâmbia, e das Maurícias. A selecção moçambicana fez a sua estreia no torneio no ano passado, onde impressionou ao vencer todos os jogos da Fase de Grupos, antes de cair nas meias-finais, demonstrando o notável trabalho que o país tem vindo a fazer com vista a desenvolver o futebol feminino.  

Zâmbia, que goleou o Lesotho por 15-0 na final de 2024, é a única equipa a conquistar o troféu por duas vezes (2021 e 2024) e procura agora defender o título com uma nova geração de talentos. Já as Maurícias, que organizaram a edição inaugural do torneio em 2019, regressam para a sua terceira participação ainda em busca de um lugar de destaque.

No Grupo “A”, a anfitriã Namíbia vai defrontar Malawi e as Comores. Esta será a primeira vez que o país acolhe o torneio, numa altura em que se prepara também para receber os Jogos da Região 5, em Julho. A Namíbia participou nas edições de 2021, 2022 e 2024, mas nunca conseguiu ultrapassar a Fase de Grupos. O Malawi, que terminou em terceiro lugar, quando acolheu o torneio em 2022, procura redimir-se após uma eliminação precoce na edição passada. As Comores, por sua vez, chegam à sua quinta participação ainda à procura da sua primeira vitória.

O Grupo “C” integra o Lesotho, finalista vencido na sua estreia em 2024,  Botswana e o Zimbabwe. Botswana, vice-campeão em 2021, tem um histórico consistente de boas prestações, tendo também alcançado o quarto lugar em 2019 e 2022.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.