O TREINADOR holandês Han Abbing chegou ontem ao país e esta manhã começa a trabalhar com as selecções nacionais seniores masculina e feminina de vólei de praia.

A praia da Costa do Sol, na zona do Triunfo, será o local que, a partir das 8.00 horas, irá acolher a primeira sessão de treino sob orientação do experiente seleccionador nacional, que sucede no cargo o brasileiro Alexandre Pontel.
Han Abbing (63 anos) vai trabalhar com as principais duplas nacionais, com destaque para José Mondlane (Zelito)/Osvaldo Mungói (Touch) e Vanessa Muianga e Ângela Tembe, as melhores do momento e com maior potencial para cumprir o objectivo de chegar aos Jogos Olímpicos-Los Angeles-2026. De salientar que Moçambique falhou por pouco a qualificação para Paris-2024, tendo perdido na final diante de uma dupla marroquina.
Esta será a segunda experiência de Abbing no continente africano, já que em Janeiro de 2023 esteve a trabalhar no Botswana, junto das melhores duplas daquele país da África Austral, Jack e Chiswaniso.
O instrutor da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) conta ainda com passagens pela Alemanha, Nepal e Butão.
O Circuito Regional, agendado para Junho, na cidade de Maputo, será o primeiro teste para o experiente técnico holandês, que irá trabalhar em coordenação com Osvaldo Machava, ele que regressa à Federação Moçambicana de Voleibol (FMV) seis anos depois para orientar as equipas Sub-19 e Sub-21.