O futebolista moçambicano Geny Catamo escreveu nos Açores mais uma página de boa memória na sua carreira. O tento marcado aos 50 minutos, que deu a vitória tangencial sobre o Santa Clara, por 1-0, significou para o extremo moçambicano mais do que um golo, mas sim o superar daquela que era a sua melhor marca ao serviço do Sporting numa temporada. É que desde o dia 3 de Abril, quando marcou ao Rio Ave e igualou os seis golos apontados na época passada, estava iminente que a qualquer momento esse recorde poderia cair e quis o destino que fosse no Estádio São Miguel, na Ponta Delgada, maior cidade do Arquipélago dos Açores.
Geny Catamo, após excelente passe de Francisco Trincão, entrou disparado na direita da área para, com um remate rasteiro cruzado, desfazer o nulo no marcador. Este é um breve “filme” de como foi construído o sétimo golo da época de Geny, o sexto na I Liga portuguesa. Além de marcar ao Santa Clara (0-1), Rio Ave (2-0), para o campeonato, o internacional moçambicano tinha abanado as redes contra o Famalicão (3-1), Benfica (1-0), Estoril (0-3) e Porto (2-0).
Os outros tentos, que fazem de Geny mais goleador que na temporada passada, foram apontados na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, diante do Brugge (2-1), no único jogo que Geny marcou e os “leões” perderam.
Além de ter batido a sua marca total de golos na época, o n.° 21 do Sporting superou os cinco golos apontados na I Liga na temporada passada.
Nos minutos jogados elevou também a fasquia, tendo somado 2529 minutos, contra os 2401 da última temporada. Por sinal, tal como na época passada, esteve presente até aqui em 41 jogos.
Já a nível de assistências, os números da época 2023/2024 continuam a estar acima da de 2024/2025: cinco, contra três.
No entanto, é preciso ter em atenção que ao Sporting faltam ainda seis jogos nesta temporada, referentes a cinco jornadas da Liga e, pelo menos, mais um da Taça de Portugal. Portanto, tudo leva a crer que o futebolista, de 24 anos, possa ultrapassar estas marcas.
IMPACTO DO MOÇAMBICANO
Por outro lado, os golos do moçambicano têm sido decisivos. No sábado viu-se isso mesmo, e na 17.ª jornada, no desafio de estreia de Rui Borges, Catamo apontou um golo decisivo frente ao Benfica (1-0), no Estádio de Alvalade.
Mas será o número 21 do Sporting o jogador cujos golos que valeram mais pontos até agora à sua equipa?
O critério utilizado pelo Polígrafo, um site de estatística especializado em futebol – é o dos golos que fizeram a diferença pontual (mais 1, 2 ou 3 pontos) relativamente ao resultado verificado antes da sua efectivação. Cabem os golos que desempatem um jogo ou anulem uma desvantagem, mesmo que, no final da partida, consubstanciem uma vitória por mais do que a margem mínima (por exemplo 2-0 ou 3-1).
Nesta época, na I Liga, o Sporting venceu apenas três jogos pela margem mínima (Benfica, Boavista e Santa Clara), mas num deles (Boavista) sofreu golos já depois de estar a vencer por duas ou mais bolas de diferença. Por outro lado, em três ocasiões os “leões” estiveram a perder e conseguiram evitar a derrota: uma vez até à vitória (Sp. Braga) e duas garantindo um empate (V. Guimarães e Arouca).
Com efeito, Geny Catamo é mesmo o jogador que tem marcado mais golos que valem pontos ao Sporting, no caso 4 (2 jogos em que ofereceu a vitória). Trincão também foi decisivo em 2 jogos.
A seguir pela apetência de marcar ao Benfica – foi dele o golo que ditou o triunfo dos “leões” sobre o eterno rival nesta temporada – deve voltar ainda a ter um papel decisivo. O Sporting ainda vai defrontar as “águias”, pelo menos na Liga, na penúltima jornada, e ainda pode jogar na final da Taça de Portugal.