O pugilista internacional moçambicano Tiago Muxanga, baseado na Austrália, onde trabalha e prossegue a carreira, está em Maputo para resolver pendentes burocráticos.
Segundo o atleta, muito provavelmente nos finais deste mês estará de regresso à Austrália para dar continuidade à sua carreira, ao serviço da United Fighting Team, uma academia da cidade de Brisbane.
Em rigor, o pugilista formado na Academia Nhiuane está a tratar do visto de residência naquele país da Oceânia.
No fim-de-semana, Muxanga, que já conquistou várias medalhas em provas internacionais, esteve no Torneio de Abertura do Boxe-7 de Abril, prova que decorreu no recinto do Estádio Nacional do Zimpeto.
Com 24 anos, Tiago Muxanga, também conhecido por “Leão da Paz”, é um dos melhores pugilistas da actual geração e, como muitos outros, procura chegar aos Jogos Olímpicos, um marco para qualquer atleta.
Na Austrália, diz ter encontrado um bom lugar para melhorar a performance e atacar “Los Angeles-2028”, depois de ter falhado a Olimpíada de Paris por um triz.
Dentre feitos importantes na carreira destacam-se medalhas em “Regional” da Zona IV, Jogos Africanos e na última edição dos Jogos da Commonwealth, que teve lugar em Birmingham, Inglaterra, onde ganhou prata.