Jornal Desafio
Os calendários são sempre em função do clima, em todo o mundo
DESTAQUE » CALENDÁRIOS FUTEBOLÍSTICOS SÃO IDEALIZADOS EM FUNÇÃO DO CLIMA
ENTREVISTA

CALENDÁRIOS FUTEBOLÍSTICOS SÃO IDEALIZADOS EM FUNÇÃO DO CLIMA

O debate sobre a vontade de mudar o calendário desportivo continua na ordem do dia. Depois de ouvir os dirigentes e treinadores dos clubes do Moçambola, desafio trás a opinião do director técnico da Federação Moçambicano de Futebol (FMF), Arnaldo Salvado, também com uma vasta experiência de treinador.

Ao longo da conversa, Salvado, por vezes cáustico, defendeu a manutenção do calendário actual, que considera o mais ideal para o país, alegando os aspectos climatéricos, facto que já referiu em anos anteriores.

Começou por dizer, à nossa Reportagem, que “para mudar de calendário é preciso que haja uma razão muito forte e que nos faça acreditar que vai trazer benefícios para o desenvolvimento do futebol, no geral. Neste momento, não vejo razão alguma para mudar o calendário que não seja o alinhamento ao calendário da CAF”, disse, acrescentando que “pelo que li, as colectividades defendem que a pretensão está ligada ao facto de trazer benefícios aos clubes nas competições internacionais, bem como à Selecção Nacional. Não creio”.

Salvado vai mais adiante e explica que “os calendários são sempre em função do clima, em todo o mundo. Por que é que o calendário na Europa começa em Agosto e acaba em Maio? Porque eles (jogadores) querem passar férias no Verão com os filhos, já que estes estão, nesse período, de férias escolares. Portanto, o calendário é influenciado pelo clima. Em Moçambique, a partir de Novembro/Dezembro os meninos entram de férias e aproveitam o período para estar com os pais”.

Salvado falou também das temperaturas altas nesse período, considerando não serem adequadas para os jogos. “Os atletas estariam obrigados a jogar em temperaturas altíssimas, a atingir 40 graus, e o público também sofreria com isso. Infelizmente, não há condições para jogar com luz artificial, o que minimizaria o impacto do calor. Por isso, acho que não valeria a pena estar a competir nesse período e ter férias em tempos mais frescos do ano. Ou seja, não adianta mudar só por mudar”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.