A pré-época entrou para o quarto mês (algumas equipas estão no terceiro) e uma vez mais há registo de treinadores, com títulos de campeão em seus currículos, que estarão fora do Moçambola. Trata-se de Artur Semedo, Nacir Armando, Mussá Osman, Uzaras Mahomed, Aleixo Fumo e Sérgio Faife.
Lembramos, quanto a Artur Semedo, campeão pelo Ferroviário de Maputo (2005) e Liga Desportiva (2010 e 2011), que depois de estar afastado dos comandos técnicos por um período considerável voltou a entrar em acção pela mão do Textáfrica, de onde passou ao Costa do Sol, em 2021, transitando para a época seguinte. Todavia, as desinteligências e os maus resultados romperam a relação.
Semedo retornou à competição em 2023, contratado pelo Baía de Pemba, que nessa temporada conseguiu um inédito sexto lugar no final do campeonato, com apenas menos seis pontos que o campeão (Ferroviário da Beira).
Todavia, com a fasquia já elevada para o ano seguinte, os “baianos” foram fustigados por uma crise sem precedentes, deixando o grupo fragilizado, sobretudo pelo incumprimento do pagamento de salários e até de falta de alimentação condigna para o grupo de trabalho. Como consequência disso, os bons resultados distanciaram-se da equipa de Cabo Delgado, criando-se um ambiente de crispação que motivou a não renovação do contrato para 2025. Surgiram, no entanto, interesse de outras colectividades, mas Artur Semedo acabou por não ser escolhido por qualquer dos participantes da maior prova deste ano.
Por seu turno, Nacir Armando, campeão pelo Costa do Sol, nas épocas de 1999/2000 e 2000/2001, e União Desportiva do Songo, em 2018, esteve também em actividade no ano passado, treinando o Ferroviário de Lichinga. Na terra dos “matakas”, não obstante a sua matreirice peculiar, não conseguiu encantar e este ano iniciou sem clube.
O seu irmão, Mussá Osman, que conquistou campeonatos pelo Ferroviário de Nampula (2004) e Ferroviário de Maputo (2008), refugiou-se na “segundona” já há algum tempo. Na divisão secundária já treinou o Matchedje de Maputo, Textáfrica, Liga Desportiva de Sofala, estando nos últimos dois anos no comando do Desportivo de Pemba.
DESTAQUE » SEMEDO, NACIR, MUSSÁ, UZARAS E FAIFE NA LISTA DE CAMPEÕES FORA DE ACÇÃO
Artigo anterior
Artigo a seguir

Artigos relacionados:
Carregando....