Jornal Desafio
DESTAQUE » SORTEIO MARCADO PARA TERÇA-FEIRA
MOÇAMBOLA

SORTEIO MARCADO PARA TERÇA-FEIRA

O Moçambola-2025 será sorteado na próxima terça-feira, 22 de Abril corrente, marcando-se um ponto importante concorrente para o arranque, finalmente, da 48.ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da 1.ª Divisão.
O evento terá lugar na cidade de Maputo, como último acto de um dia em que a Liga Moçambicana de Futebol (LMF), órgão responsável pela organização da competição, se reúne com os clubes associados para realizar a sua 30.ª Assembleia Geral Ordinária.
Na passada sexta-feira (11), o presidente da Mesa da Assembleia Geral da LMF, Alcido Nguenha, emitiu uma convocatória aos clubes filiados para a realização da magna reunião que vai discutir a vida da instituição.
De acordo com a agenda da reunião, os clubes deverão apreciar, aprovar e assinar a acta da (última) 29.ª Assembleia Geral, discutir e aprovar o relatório de contas e actividades de 2024 e, finalmente, discutir e aprovar o plano de actividades e orçamento para a presente temporada.
Entretanto, apesar do sorteio do Moçambola-2025 não estar necessária e objectivamente agendada para acontecer durante os trabalhos da Assembleia Geral, o mesmo vai acontecer, tal como ocorreu em ocasiões passadas, pouco depois daquele encontro.
Contactado telefonicamente na tarde de ontem, o presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, disse ao nosso Jornal que o sorteio do Moçambola-2025 seria realizado na próxima terça-feira, à margem dos trabalhos da magna reunião.
De acordo com o dirigente, finda a reunião e aproveitando-se da presença de todos os clubes filiados, a Direcção da LMF vai realizar o sorteio do Campeonato Nacional.
Esta é uma prática recorrente em que, no dia da realização da Assembleia Geral, após a conclusão dos respectivos trabalhos, procede-se ao sorteio do campeonato.
Para a temporada de 2025, o Moçambola será disputado por 14 clubes. Da época passada transitam a Associação Black Bulls, União Desportiva de Songo e Costa do Sol, respectivamente campeão nacional, segundo e terceiro classificados. Os outros que transitam de 2024 são o Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Lichinga, Associação Desportiva de Vilankulo, Desportivo de Nacala e Baía de Pemba FC.
Qualificados por via das respectivas regiões, juntam-se ao Moçambola o Desportivo da Matola, Chingale de Tete e Ferroviário de Nacala, idos respectivamente pelas zonas sul, centro e norte.
Entretanto, depois da desistência do Brera Tchumene FC, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF), ainda deve anunciar hoje a equipa que vai ocupar a sua vaga e tornar-se na 14.ª participante (ver texto ao lado).
Refira-se que depois de não ter iniciado a 29 de Março, tal como estava previsto no calendário competitivo da FMF, a LMF marcou para o próximo dia 17 de Maio o arranque do Moçambola-2025.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.