Jornal Desafio
Textáfrica está melhor colocado para ocupar o lugar vago no Moçambola
DESTAQUE » TEXTÁFRICA PREPARA-SE COM FOCO NO MOÇAMBOLA
MOÇAMBOLA

TEXTÁFRICA PREPARA-SE COM FOCO NO MOÇAMBOLA

O Textáfrica continua a preparar-se para o Moçambola 2025, aguardando pelo anúncio oficial por parte da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) do clube que vai ocupar a vaga deixada pelo Brera, que encerrou as actividades abruptamente.
Segundo o presidente do clube, Sérgio Pereira, o clube “fabril” contratou os jogadores e aprovou um orçamento tendo em vista o “Mocambola” e é nessa perspectiva que está a trabalhar. Aliás, a equipa “B” é que foi inscrita para o Campeonato Nacional da II Divisão – fase provincial de Manica e foi nessa qualidade que participou do sorteio realizado recentemente.
Entretanto, o nosso Jornal apurou que será anunciada, hoje, pelo Órgão de Primeira Instância (OPI) da Comissão de Licenciamento de Clubes (CLC) da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), a 14.ª equipa do Moçambola-2025.
O dado foi avançado por Hotélio Marrengula, do Departamento de Licenciamento de Clubes (DLC) da FMF, tendo adiantado que o processo de submissão de documentos para a licença terminou na última quinta-feira, 10 de Abril corrente.
Depois do afastamento da corrida do trio composto pelo Incomáti de Xinavane, Matchedje de Mocuba e Sporting de Nampula, por falta de requisitos, ou seja, por ter submetido informações incompletas à CLC, o Textáfrica do Chimoio surge como o único clube em condições de ocupar a vaga deixada pelos “nero-verdis”.
Os “fabris” conseguiram apresentar dados completos, faltando a OPI tomar a decisão se reúne ou não os requisitos para disputar o Moçambola, cuja data indicativa do início é 17 de Maio próximo.
Para além do Textáfrica, será igualmente conhecido hoje o futuro da União Desportiva do Songo, do Baía de Pemba e do recém-promovido Desportivo da Matola, que, à semelhança dos “fabris”, foram reprovados no primeiro ensaio de licenciamento entre Fevereiro e Março, tendo beneficiado de prorrogação excepcional da Confederação Africana de Futebol (CAF) de um mês, até 10 de Abril.
Estão confirmados no Moçambola, isto é, licenciados, os seguintes clubes: Black Bulls; Costa do Sol, Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário Nacala, Ferroviário de Lichinga, Associação Desportiva de Vilankulo, Desportivo de Nacala e Chingale de Tete.
São requisitos de licenciamento para o Moçambola: ter infra-estrutura para jogos - os clubes sem campo devem indicar onde irão jogar durante o campeonato (critério patrimonial) - movimentar, para além de seniores, os escalões de formação (critério desportivo), fornecer garantias financeiras para sustentar as despesas de participação na prova, com realce para o pagamento de salários aos atletas e funcionários (critério administrativo-financeiro), ter estatutos em dia e contratos com os seus activos (critério legal), entre outras exigências.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.