O instrutor-FIFA Bento Navesse dará início a uma extensa digressão por vários países africanos a partir do mês de Maio com o objectivo de levar a cabo acções formativas destinadas a árbitros do continente. Este programa visa fortalecer as capacidades e os conhecimentos dos árbitros locais, contribuindo para a elevação do nível do futebol africano.
A digressão terá início na Libéria, onde Bento Navesse estará presente de 7 a 13 de Maio, seguido por mais uma semana de trabalho, de 12 a 18 do mesmo mês. A sua missão formativa continuará na Guiné-Bissau de 25 a 31 de Maio. No mês seguinte Navesse deslocar-se-á para Botswana, com duas passagens pelo país: de 8 a 14 de Junho e de 6 a 12 de Julho. A agenda de Junho também inclui actividades de capacitação de árbitros na Somália, de 20 a 30 de Junho.
O mês de Julho será igualmente recheado de actividades, com Bento Navesse a visitar a Tanzania entre 16 e 22 de Julho. A sua digressão culminará com a sua presença em Ruanda, de 27 de Julho a 2 de Agosto. Já no mês de Agosto o instrutor estará em Benim, de 12 a 18, e, finalmente, de 8 a 14 de Setembro deslocar-se-á para a República Centro-Africana.
Actualmente Bento Navesse estará na Costa do Marfim, onde está a desenvolver uma acção de preparação e formação de jovens árbitros africanos, que estão a participar na edição deste ano do Campeonato Africano das Nações (CAN) Sub-17, que termina amanhã.
Além de ser instrutor da FIFA/CAF, Navesse é também instrutor IAAF para a formação de treinadores de primeiro nível e é considerado um dos instrutores físicos mais requisitados a nível internacional. Ao longo da sua carreira destacou-se como preparador físico das seleções femininas Sub-18 e Sub-16 de basquetebol, tendo contribuído para a conquista da medalha de bronze no Afrobasket de 2014 e para a quarta posição nas Maurícias em 2015.
Com a sua vasta experiência, Bento Navesse é um dos oito instrutores da FIFA em África e um dos 28 instrutores em todo o mundo. Ele é igualmente um especialista na formação de árbitros e instrutores no futebol de onze e futebol de salão, tanto pela CAF como pela FIFA.