O novo Complexo Desportivo do Banco de Moçambique vai promover talentos das diversas disciplinas desportivas, gerar emprego para a juventude e, acima de tudo, criar mais oportunidades para o povo moçambicano.
A ideia foi defendida na tarde de ontem pelo Presidente da República, Daniel Chapo, durante a cerimónia de inauguração da infra-estrutura, implantada numa área de trinta hectares no distrito de Matutuíne, província de Maputo. O complexo é moderno e tem capacidade para acolher mais de 2500 utentes e coloca o distrito de Matutuíne no mapa desportivo nacional, regional e internacional, sobretudo por reunir recintos apropriados para acolher partidas oficiais de várias disciplinas desportivas.
O Chefe do Estado destacou que a inauguração do complexo ocorre no ano em que o país celebra os 50 anos da independência nacional e da criação do Banco de Moçambique, assim como os 45 anos da moeda, o Metical.
Por seu turno, o Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse que o complexo surge como resposta holística à procura de serviços desportivos e de lazer para os trabalhadores do Banco Central e seus utentes. “Por um período de cerca de 25 anos privilegiamos o intercâmbio e a participação em torneios desportivos com bancos centrais da região da SADC. No entanto, não possuíamos instalações adequadas para a prática destas actividades, o que nos levava a recorrer constantemente a campos dispersos, disputando espaços com clubes desportivos, entidades académicas e privadas. Mas, hoje, temos este complexo, que responde essas inquietações”, observou o economista.
Intervindo na cerimónia, o ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, reiterou que “temos que nos inspirar neste trabalho que foi feito aqui para continuarmos a trabalhar para irmos melhorando infra-estruturas ao nível nacional. Porque só com infra-estruturas desportivas é que iremos contribuir para a massificação real do desporto a todos os níveis. Aqui podem vir vários atletas e equipas para praticarem desporto”.
O complexo cobre uma área de 30 hectares e tem vedação ao longo de todo o perímetro. É constituído por conjunto de campos multiuso para prática de modalidades desportivas, desde o futebol onze, basquetebol, andebol, voleibol, hóquei em patins, entre outras. Integra ainda uma piscina semi-olímpica (25 metros), salão de jogos para xadrez, bilhares, ténis de mesa e uma pista para atletismo.