Maxaquene, Desportivo, Ferroviário, Black Bulls e Costa do Sol são os representantes da cidade de Maputo na Fase Regional Sul da Taça de Moçambique, edição 2025, após vencerem os seus oponentes em partidas válidas para a segunda eliminatória.
O Maxaquene derrotou, pela margem mínima (1-0), o Mahafil, em partida disputada no campo do Afrin, no bairro da Machava. Foi no mesmo palco em que o Ferroviário goleou a União Desportiva do Zimpeto (UDZ) por 3-0, num encontro em que Elias Macamo foi a principal figura, após anotar um “bis”.
Por seu turno, o Costa do Sol recebeu e derrotou o Ferroviário das Mahotas por duas bolas a zero (2-0). Black Bulls não teve problemas para despachar o Matchedje por três bolas sem concorrência (3-0).
Pelo segundo jogo seguido, o Desportivo precisou de grandes penalidades para transitar para a outra fase da Taça de Moçambique, desta feita derrotou o Estrela Vermelha por 4-2, após um empate a duas bolas (2-2) no período regulamentar, em partida disputada no “ninho do canário”.
ELIAS MACAMO BRILHA FRENTE À UDZ
Em tarde sim do avançado internacional moçambicano, o Ferroviário não teve problemas para despachar a União Desportiva do Zimpeto.
O primeiro golo da turma “locomotiva” surgiu aos 16 minutos, após Elias Macamo cobrar um livre directo, Fernando I desviou a bola de cabeça para o fundo das malhas da baliza de Tchiken.
O mesmo Fernando I esteve perto, nove minutos depois, de redimir-se do erro que cometera anteriormente, só que o seu remate, de pé direito, dentro da área, passou distante da baliza de Guirrugo.
Como quem não marca arrisca-se a sofrer, Elias Macamo anotou uma obra de arte aos 29 minutos e ampliou o marcador para 2-0 a favor dos “locomotivas” da capital.
Descaído para o lado esquerdo, de pé direito, o avançado passou por dois adversários e rematou para o poste mais distante de Tchiken.
OUTRA VEZ ELIAS MACAMO
Na segunda etapa, o Ferroviário voltou embalado ao ataque e a primeira jogada de perigo foi aos 51 minutos, por intermédio de Huga, que desferiu um remate perigoso à entrada da área, na sequência de uma jogada ensaiada num livre cobrado por Elias Macamo, mas a bola passou centímetros ao lado da baliza de Tchiken.
Elias Macamo voltou a balançar as redes quatro minutos depois, numa jogada semelhante a do primeiro golo, dentro da grande área, o camisola 7 do Ferroviário passou por um adversário e rematou forte com o pé direito e a bola só parou no fundo da baliza da UDZ, fixando assim o 3-0 finais.
A UDZ podia ter reduzido aos 88 minutos, na primeira vez que incomodou Guirrugo. Victor esteve cara-a-cara com Guirrugo, na sequência de cruzamento do lado direito, o camisola 17 da UDZ rematou para a defesa de Guirrugo e na recarga André II rematou ao lado da baliza, perdendo assim a melhor oportunidade no jogo da sua equipa.