Jornal Desafio
DESTAQUE » COSTA DO SOL IMPERIAL ÁGUIAS EM ASCENSÃO
BASQUETEBOL

COSTA DO SOL IMPERIAL ÁGUIAS EM ASCENSÃO

Terminou a fase regular do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo, com as decisões a apontarem para finais emocionantes tanto em masculinos, bem como em femininos. Esta edição do torneio contou com a participação de 10 equipas masculinas (menos uma em relação ao ano anterior) e sete femininas (menos duas), o que influenciou o número de jornadas e a competitividade interna.

A prova fechou com o Costa do Sol a dominar de forma categórica: nove jogos, nove vitórias. Com um coeficiente de 1,589, 858 pontos marcados e apenas 540 sofridos, a equipa treinada por Milagre Macome demonstrou grande profundidade de plantel e consistência táctica. A liderança foi inquestionável, culminando numa presença consecutiva em finais, a terceira  em três edições.

A grande novidade está na presença das Águias Especiais na final. A equipa venceu a A Politécnica por 62-60 no jogo decisivo da fase regular e somou 17 pontos, suficientes para garantir o segundo lugar. Com oito vitórias em nove jogos, as Águias confirmaram-se como o conjunto em maior ascensão desta edição. O ponto alto foi a vitória frente ao Ferroviário de Maputo (66-45), a primeira da sua história diante dos “locomotivas” e ante o Maxaquene (70-69)

O equilíbrio entre os perseguidores foi intenso, com A Politécnica (16 pontos) e Maxaquene “A” (15) também em grande nível. O Ferroviário, habitual finalista, terminou em quinto, fora da decisão. A menor participação de equipas em relação à época passada (nove este ano, contra dez anteriormente) trouxe maior concentração de talento nos jogos.

Pela primeira vez, Águias Especiais e Costa do Sol cruzam-se numa final. Até aqui, o Costa do Sol havia medido forças com o Ferroviário nas últimas três edições da prova, protagonizando finais intensas e recheadas de rivalidade. Esta mudança de protagonista marca uma viragem no panorama da competição e pode ser o início de uma nova era.

A expectativa é elevada, com duas equipas em boa forma e motivações distintas: o Costa do Sol quer reconquistar o título e consolidar o seu domínio, enquanto as Águias pretendem fazer história e conquistar o seu primeiro troféu sénior.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.