Está marcado para amanhã, terça-feira, o sorteio do Moçambola-2025.
O evento, que assinala a aproximação do Campeonato Nacional de Futebol da 1.ª Divisão, acontecerá à margem da reunião da Assembleia-Geral da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), órgão responsável pela organização da competição.
A LMF reúne-se na tarde de amanhã, na cidade de Maputo, para a sua 30.ª Assembleia-Geral Ordinária.
O presidente da Mesa da Assembleia-Geral da LMF, Alcido Nguenha, emitiu no passado dia 11 de Abril uma convocatória aos clubes filiados para a realização da magna reunião que vai discutir a vida da instituição.
De acordo com a agenda da reunião, os clubes deverão apreciar, aprovar e assinar a acta da (última) 29.ª Assembleia-Geral, discutir e aprovar o relatório de contas e actividades de 2024 e, finalmente, discutir e aprovar o plano de actividades e orçamento para a presente temporada.
Entretanto, apesar do sorteio do Moçambola-2025 não estar necessária e objectivamente agendada para acontecer durante os trabalhos da assembleia-geral, o mesmo vai acontecer, tal como ocorreu em ocasiões passadas, pouco depois daquele encontro.
SIMANGO Jr. CONFIRMA
SORTEIO DEPOIS DA AG
O presidente da LMF, Alberto Simango Júnior, disse ao nosso Jornal que o sorteio do Moçambola-2025 seria, de facto, realizado amanhã, à margem dos trabalhos da assembleia-geral.
De acordo com o dirigente, finda a reunião da assembleia-geral e aproveitando-se da presença de todos os clubes filiados, a direcção da LMF vai realizar o sorteio do Campeonato Nacional.
Esta é uma prática recorrente em que no dia da realização da assembleia-geral, após a conclusão dos respectivos trabalhos, procede-se ao sorteio do campeonato.
Para a temporada de 2025, o Moçambola será disputado por 14 clubes.
Da época passada transitam a Associação Black Bulls, União Desportiva de Songo e Costa do Sol, respectivamente campeão nacional, segundo e terceiro classificados. Os restantes transitantes de 2024 são o Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Lichinga, Associação Desportiva de Vilankulos, Desportivo de Nacala e Baía de Pemba FC.
Qualificados por via das respectivas regiões, juntam-se ao Moçambola o Desportivo da Matola, Chingale de Tete e Ferroviário de Nacala, idos respectivamente pelas zonas Sul, centro e Norte.
Entretanto, depois da desistência do Brera Tchumene FC, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) convidou, formalmente, o Textáfrica de Chimoio, despromovido na época passada, para ocupar a vaga deixada em aberto pelo Brera Tchumene FC, mas ainda não se pronunciou dos processos inerentes à legalidade do primeiro campeão nacional para preencher a vaga em aberto.
Refira-se que depois de não ter iniciado a 29 de Março, tal como estava previsto no calendário competitivo da FMF, a LMF marcou para o próximo dia 17 de Maio o arranque do Moçambola-2025.