O internacional moçambicano Geny Catamo está a 90 minutos de marcar presença numa final da Taça de Portugal, pela segunda vez, depois de na época passada ter estado no Jamor e perdido diante do FC Porto (1-2). O destino do extremo-esquerdo e o resto dos jogadores do Sporting será decidido na noite de hoje, quando a partir das 21.45 horas defrontar o Rio Ave em Paços de Ferreira, que será a casa do adversário até ao fim da temporada, devido aos danos provocados pela depressão Martinho no estádio dos Arcos, em Vila do Conde.
Os “leões”, que conquistaram 17 vezes a Taça de Portugal-a última em 2019 - e perseguem a 31.ª presença na final, venceram o Rio Ave nos três confrontos realizados nesta temporada: dois na I Liga (3-1, em casa, e 3-0, fora) e o embate da primeira “mão” das meias-finais, por 2-0.
A 3 de Abril, o Sporting ganhou vantagem na corrida ao jogo decisivo, graças aos golos marcados pelo moçambicano Geny Catamo, aos 12 minutos, e o sueco Viktor Gyökeres, figura maior da equipa treinada por Rui Borges, aos 45+1, de grande penalidade.
O Sporting iniciou a caminhada na prova com um triunfo sobre o Portimonense (2-1), sob o comando de Rúben Amorim, goleando depois o Amarante (6-0), com João Pereira como treinador, antes de Rui Borges assumir as rédeas e bater Santa Clara (2-1, após prolongamento) e Gil Vicente (1-0).
O líder da I Liga, em igualdade com o Benfica, tem mais de dobro dos pontos do Rio Ave, 11.º classificado na prova, que terá um capítulo decisivo a 10 de Maio, com o “derby” lisboeta na 33.ª e penúltima jornada, duas semanas antes da final da Taça no Estádio Nacional, em Oeiras.
Nas Arábias, o Al-Urooba, de Witi, joga esta tarde com o Al-Wahda, para a 22.ª jornada da I Liga dos Emirados Árabes Unidos.
A equipa de Witi ocupa a 14.ª e última posição com apenas seis pontos e vai descer de divisão.
Entretanto, na noite de domingo, com Guima a não sair do banco de suplentes, o Zira venceu o Sumgayit por 3-1, em jogo da 31.ª jornada da I Liga do Azerbeijão.
O Zira consolidou o segundo lugar, contabilizando agora 61 pontos.