Jornal Desafio
Ácia Amade no pódio em Cape Town
DESTAQUE » MEU FOCO É REVALIDAR O TÍTULO MUNDIAL EM ARTES MARCIAIS
KARATE

MEU FOCO É REVALIDAR O TÍTULO MUNDIAL EM ARTES MARCIAIS

Ácia Amade começou a praticar artes marciais com nove anos de idade, nos Jogos Escolares. Tinha na sua própria mãe a professora de educação física, o que influenciou a atleta a ser consistente, e, mais tarde, a optar pela prática desportiva com maior fulgor.

Escolheu as artes marciais e rapidamente apresentou-se na arena internacional.

No mês de Junho que se aproxima  voltará a combater e almeja um dos lugares do pódio nos “mundiais” da Finlândia.

“Os meus pais queriam ocupar-me durante as férias, tanto que me levaram para treinar Karate. Na altura, praticamente não se falava em artes marciais. O futebol reinava nas conversas e nas e brincadeiras dos miúdos. De seguida conheci o sensei Carlos Dias, convidou-me a ir treinar no seu clube, aceitei e não foi de imediato que me apaixonei pelo desporto”.

Com o tempo, a campeã inseriu-se no espírito de competições e perdeu provas. Por algum momento pensou em abandonar.

Todavia, o treinador Cralos Dias não desistiu dela, continuou a trabalhar e gradualmente foi aprendendo as técnicas nas provas de kata e kumite.

PRIMEIRA MEDALHA NA ALEMANHA

Depois de altos e baixos, chegou a vez de participar em provas internacionais. Na Alemanha, Ácia subiu ao ringue para representar o país e com confiança de que estava prestes a escrever a sua história.

“No meio dos melhores do mundo, eu era a única atleta negra, fiquei mais motivada. Fiz as minhas demonstrações firme, coloquei em prática todo o conhecimento adquirido ao longo dos treinos. Quem pratica karate deve ser inteligente, no sentido de fazer uma leitura rápida. Foi assim que conquistei a minha primeira medalha de Ouro em 2000, na Alemanha”.

Artigos relacionados:

Carregando....
Foi fundado no dia 24 de Junho de 1987 como presente da Sociedade do Notícias aos desportistas por ocasião dos 12 anos de Independência Nacional, que se assinalaram nesse mesmo ano.