Realiza-se esta tarde, na cidade de Maputo, o sorteio da 48.ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da 1.ª Divisão, vulgo Moçambola-2025.
O evento acontece à margem da 30.ª Assembleia-Geral Ordinária da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), o organismo responsável pela organização da competição.
Vão a sorteio 14 equipas das três regiões do país, duas a mais do que a temporada passada, quando a prova foi disputada por 12 formações.
Trata-se da Associação Black Bulls, União Desportiva do Songo e Costa do Sol, respectivamente campeão nacional, segundo e terceiro classificados, o Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Lichinga, Associação Desportiva de Vilankulos, Desportivo de Nacala, Baía de Pemba FC e Textáfrica de Chimoio, que transitaram da época passada. Os fabris do Planalto, primeiros campeões nacionais (1976), despromovidos em 2024, regressam ao Moçambola para ocupar o lugar deixado em aberto pela desistência do Brera Tchumene FC.
Entretanto, as três equipas qualificadas por via das regiões são o Desportivo da Matola, Chingale de Tete e Ferroviário de Nacala, respectivamente pelas zonas zonas Sul, Centro e Norte.
O director-executivo da LMF, Marcelino Tovela, disse ontem ao “Notícias” que, na quinta-feira (17), a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) confirmou o Textáfrica de Chimoio como a equipa que vai ocupar a vaga deixada pelo Brera Tchumene FC.
Refira-se que o arranque do Moçambola está previsto para 17 de Maio.
Recorde-se que, inicialmente e de acordo com o calendário da FMF, o Moçambola devia ter iniciado no dia 29 de Março.