A Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina vai enfrentar a tetracampeã africana Nigéria e, ainda, o Ruanda, no Grupo-D da 29.ª edição do Afrobasket da Costa do Marfim-2025, a decorrer naquele país da África Ocidental de 26 de Julho a 3 de Agosto próximo.
De acordo com o sorteio realizadona noite desta quarta-feira (22), em Abidjan, Moçambique volta a enfrentar a Nigéria, com quem, em 2023, no Ruanda, perdeu nos quartos-de-final por 59-52.
A Nigéria é, em todo o caso, a equipa que domina o basquetebol feminino em África, sendo detentor dos quatro últimos africanos em 2017, 2019, 2021 e 2023.
As nigerianas guardam um recorde de 24 jogos sem perder em África e chegam a este Afrobasket a procura do quinto título consecutivo.
Ainda de acordo com o sorteio, no Grupo-A, a anfitriã Costa do Marfim v ai enfrentar o Egipto e Angola. No Grupo-B, o Mali, campeã de África de 2007, terá a oposição da estreante Sudão do Sul e dos Camarões.
Finalmente, a 11 vezes campeã africana, apesar de não ganhar desde 2015, o Senegal é cabeça de série do Grupo-C e terá pela frente Uganda e Guiné-Conacri.
Refira-se que os vencedores de cada um dos quatro grupos avançam para os quartos-de-final, enquanto que o segundo e terceiro classificados disputam uma eliminatória de jogo único, de acesso aos quartos-de-final.
Quem ganhar nas meias-finaisapura-se às meias-finais enquanto que, os derrotados, disputam as classificativas do quinto ao oitavo lugar. Aliás, vale lembrar que os derrotados na eliminatória de acesso aos quartos-de-finais disputarão, por sua vez, a classificativa do nono ao 12º lugar.
Outrossim, a equipa que vencer nas meias-finais passa para a final, enquanto que quem perder disputa o terceiro lugar.
Recorde-se que, no último Afrobasket, disputado em 2023, no Ruanda, Moçambique terminou em quinto lugar.
DESTAQUE » MOÇAMBIQUE ENFRENTA NIGÉRIA E RUANDA NO AFROBASKET
Artigo anterior

Artigos relacionados:
Carregando....