O Incomáti de Xinavane será o adversário do Costa do Sol nos oitavos-de-final da Taça de Moçambique – Fase Regional Sul. Os “açucareiros” garantiram sua vaga na tarde de ontem, no campo da Liga Desportiva, ao derrotar a Escola de Sargentos de Boane (ESFA), por 5-4, na lotaria de grandes penalidades, depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar.
Noutras partidas da mesma fase, o Ferroviário de Maputo, detentor do título da Taça de Moçambique, desloca-se a Inhambane para medir forças com a Associação Desportiva de Vilankulo.
A Associação Black Bulls, por seu turno, viaja a Gaza para defrontar o Ferroviário Local.
Para completar o quadro, a FMF adoptou uma pré-eliminatória para a Zona Sul que será disputada entre sábado e domingo, onde o Maxaquene trava-se de razões com o Bila Shopping de Inhambane, enquanto o Desportivo da Matola vai receber o Desportivo de Maputo.
Os vencedores destes dois jogos vão medir forças entre si nos oitavos-de-final.
A mesma medida foi tomada na Zona Centro do país. Neste fim-de-semana o Chingale de Tete bate-se com o Estrela Vermelha da Beira, O Textáfrica de Chimoio recebe o Planície M’padué de Tete, o Ferroviário da Beira defronta o Matchedje de Chimoio, enquanto o Matchedje de Mocuba irá receber a União Desportiva do Songo.
Nos oitavos-de-final, o vencedor do Chingale-Estrela Vermelha vai medir forças com quem sobressair no Textáfrica-Planície M’padué. Já o vencedor do Ferroviário da Beira-Matchedje de Chimoio irá enfrentar quem passar a eliminatória entre o Matchedje de Mocuba e a UD Songo.
No Norte, também teremos uma pré-eliminatória, com o Desportivo de Nacala a jogar com o Baía de Pemba, Águias Especiais de Lichinga a enfrentarem Ferroviário de Nampula, Ferroviário de Nacala a bater-se com o homónimo de Lichinga, e o Desportivo de Pemba a jogar com o Sporting de Nampula, no único embate que não envolverá equipas do Moçambola nessa região.
Nos oitavos-de-final, no fim-de-semana seguinte, o vencedor do Desportivo de Nacala-Baía de Pemba bate-se com a equipa que ganhar a eliminatória entre as Águias Especiais e Ferroviário de Nampula.
O vencedor do Ferroviário de Nacala-Ferroviário de Lichinga medirá forças com quem sobressair no Desportivo de Pemba-Sporting de Nampula.
A Taça de Moçambique é a segunda maior e mais importante prova do calendário futebolístico nacional. O Ferroviário de Maputo é o detentor do título, sendo que o Costa do Sol, com 13 troféus, é o clube com mais títulos da prova.