CRC Quinta dos Lombos desloca-se ao reduto “encarnado” hoje, às 22.30 horas, com a ambição de fechar as contas da meia-final da I Liga portuguesa feminina de basquetebol.
Em vantagem por 1-0 no “play-off”, a equipa onde brilham as moçambicanas Chanaya Pinto e Suraya Rijal carrega agora o sonho de levar Carcavelos a uma final histórica na Liga Betclic, e as “águias” terão de voar alto se quiserem evitar a queda.
No primeiro duelo, a inspiração falou em “português moçambicano”- Chanaya Pinto foi simplesmente devastadora, ao somar 20 pontos, sete ressaltos, cinco assistências e sete roubos de bola. Foi uma exibição de liderança, intensidade e visão, coroada com o título de MVP do jogo. Ao seu lado, Suraya Rijal, capitã da formação, sustentou o esforço colectivo com disciplina defensiva e entrega em cada posse.
A vitória por 74-64, conquistada em casa, foi mais do que uma surpresa para muitos — foi um aviso. A equipa orientada por José Leite e Alberto Sitoe mostrou maturidade, capacidade táctica e sangue-frio nos momentos decisivos, empurrada por um pavilhão em fervor. Agora, na deslocação a Lisboa, os Lombos sabem que vão encontrar um Benfica ferido, pronto a lutar pela “negra” num confronto de tudo ou nada. Em caso de vitória dos Lombos, as moçambicanas garantem presença inédita na final.
Em masculinos, o Portimonense, de Jeremias e Geovany, terá pela frente o CAB Madeira amanhã, a partir das 18.00 horas, em partida válida para a 26.ª jornada do Grupo Promoção da II Liga portuguesa de basquetebol, conhecida por Proliga.
A equipa dos moçambicanos entra para este embate com a ambição de regressar aos triunfos, depois do desaire na ronda anterior diante do SC Vasco da Gama (97-89).
Ainda nesta jornada, o Sangalhos, de Dário Manhanga, vai tentar reerguer-se na recepção ao Illiabum Margres amanhã, às 20.00 horas.