O Flammes Carolo Basket, equipa da internacional moçambicana Leia Dongue, escreveu uma das páginas mais bonitas da sua história, ao conquistar, sábado, a primeira Taça de França no basquetebol feminino frente ao Tango Bourges (70-67).
O início da partida foi em Ardennes, com Sara Chevaugeon em evidência e depois Leia Dongue a liderar o jogo interior, incendiando a Accor Arena (6-14) com seis minutos jogados. A moçambicana, imparável no primeiro quarto com 12 pontos, respondeu com Kariata Diaby.
A euforia do início da partida deu lugar a um jogo mais equilibrado no meio da quadra, o que foi mais vantajoso para Bourges. Charleville-Mézières teve dificuldades e marcou apenas na linha de lance livre, mas não iria desistir tão facilmente e o marcador registava 35-46 antes do intervalo.
Dongue, punida duas vezes seguidas, teve de sair do jogo por 5 faltas e a ausência da pivô inevitavelmente pesaria na balança. A tensão aumentou um pouco, Bourges gradualmente reagiu na esteira dos Flammes (50-57) ao fim do terceiro quarto.
Já no último, a base Sara Chevaugeon, que foi a MVP da partida com 18 pontos, ajudou o Flammes a conquistar a Taça.
Em 11:26 minutos de actuação Leia Dongue contribuiu com 14 pontos, aos quais juntou três ressaltos.